O Parque de Inovação promete ser mais um espaço para encantar e divertir os jaraguaenses e, agora, vai ficar ainda mais bonito com as pinturas e esculturas do projeto Caminho das Artes, lançado nesta terça-feira (6).

Paredes de concreto foram construídas em frente ao jardim sensorial - que agrega plantas medicinais e fitoterápicas, que serão usadas pela Secretaria de Saúde - para que um grupo de artistas possa deixar o local ainda mais colorido.

Serão quatro pinturas e três esculturas. Duas delas, feitas pela própria curadora do projeto, Denyse Meri Zimmermann da Silva, que também foi a responsável por projetar o jardim sensorial.

Segundo a curadora, durante a semana os artistas irão ao parque individualmente para colorir seus espaços.

Ela explica que deixou a temática para as obras livre. "Como curadora, eu deixei que o tema fosse livre, confiei neles para que fizessem suas artes do jeito que gostariam", explica.

Parque de Inovação | Foto Divulgação PMJS

O grupo que fará parte do Caminho das Artes é composto por quatro artistas de Jaraguá do Sul - Vera Triches, Sergio Canfield, Tito Hille e a própria Denyse - e três pessoas de fora, mas que possuem um carinho especial pela cidade, Moa - que segundo a curadora foi um dos primeiros artistas a realizar uma exposição no município - e Sliks e Vini - grafiteiros de São Paulo de renome mundial.

Denyse, comenta que escolheu os artistas pela representatividade que eles têm na cidade.

"Mesmo os que não são de Jaraguá do Sul, têm uma ligação com a cidade e todos eles já realizaram exposições na Scar", explica.

A entrega do Caminho das Artes estava marcada para este sábado (10), mas por conta da previsão de tempo instável para os próximos dias, é possível que haja mudanças na conclusão das obras.

O Parque de Inovação fica localizado no bairro Três Rios do Sul e deve ser inaugurado ainda neste mês.

Time artístico de peso

A curadora conta um pouco sobre cada um dos artistas selecionados para o projeto.

"A Vera Triches já trabalha há muitos anos aqui, sempre foi professora de artes e fez várias exposições. Então ela é uma artista que tem um currículo de participação na cidade e é consagrada por aqui", afirma Denyse.

"O Sergio Canfield é um artista contemporâneo. Ele produz muitos trabalhos e está agora com uma projeção muito grande no estado de Santa Catarina", comenta.

"O Tito Hille já é artista há bastante tempo, uns 40 anos, e já expôs vários trabalhos na cidade e que também já fez uma exposição individual na Scar", explica.

Foto Fábio Junkes/OCP News

"O Moa foi um dos primeiros artistas a promover uma exposição de arte em Jaraguá. Essa exposição foi muito importante para a cidade, que começou a ter um movimento artístico depois", lembra.

"Os meninos Sliks e Vini são de São Paulo e foram os responsáveis pelas pinturas em grafite que estão nas paredes externas da Scar. Eles são bem projetados no mundo, fazem exposição em vários países. Eles gostam muito da cidade e sempre quiseram deixar uma arte nas nossas ruas e essa é uma oportunidade para isso", comemora.

A curadora do projeto, Denyse Meri Zimmermann da Silva, também será responsável por trabalhos no projeto. Dentre as obras conhecidas da artista plástica na cidade, está o monumento alusivo ao Canal do Suez, localizado na Avenida Getúlio Vargas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul