Num momento delicado (e sombrio), no qual a conservação e o papel dos museus brasileiros vêm sendo amplamente debatidos por causa da tragédia ocorrida com o Museu Nacional, o segmento ganha, mais uma vez, seu momento de reflexão.

Desta quarta (19) até domingo (23), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 12ª Primavera de Museus em todo o País.

O tema deste ano é “Celebrando a Educação em Museus”, que também será discutido em Joinville. As atividades programadas pela Secult no Museu Arqueológico de Sambaqui (foto no alto), na Estação da Memória, no Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Museu Casa Fritz Alt incluem principalmente rodas de conversa entre pessoas ligadas ao setor da educação, da cultura e do patrimônio, mas são abertas a qualquer interessado.

Programação

Museu Arqueológico de Sambaqui
Quarta (19), às 19h
Evento: Mesa Redonda II RedeArq – Celebrando a Educação – Perspectivas da educação patrimonial em diversas disciplinas e faixas etárias. Inscrições gratuitas pelo sambaqui.adm@gmail.com

Estação da Memória
Quinta (20, às 15h.
Evento: o Encontro com a Memória vai reunir ex-ferroviários que trabalharam em Joinville e região e seus familiares, e tem como objetivo resgatar antigas histórias vivenciadas por esses trabalhadores. Inscrições gratuitas pelo e-mail estacao@joinville.sc.gov.br ou (47) 3422-5222.

Museu de Arte de Joinville (MAJ)
Sábado (22), às 10h
Evento: Roda de conversa sobre projeto educacional do Museu de Arte de Joinville, com proposta de valorização e revitalização de obras do artista Luiz Si, presentes em escolas públicas municipais de Joinville. Inscrições gratuitas pelo maj@joinville.sc.gov.br .

Museu Casa Fritz Alt
Sábado (22), às 13h30
Evento: Roda de conversa em homenagem à professora, escritora e historiadora Silvia Heinzelmann. Inscrições gratuitas pelo fritzalt@joinville.sc.gov.br