Professora jaraguaense lança livro infantil sobre educação financeira

Por: Natália Trentini

15/03/2021 - 15:03 - Atualizada em: 15/03/2021 - 15:54

No próximo dia 21, a professora jaraguaense Meriellen Colares lançará seu primeiro livro:“Presente de Aniversário”. Voltado ao público infantil, o título acompanha a história da personagem Dragonete, que precisa passar por uma série de aventuras para alcançar o presente que tanto deseja, um colar precioso.

As ilustrações foram feitas pela jaraguaense Laura Falchetti. “Pensamos em fortalecer o poderio feminino quando pensamos numa ilustradora mulher também”, comenta a escritora.

A inspiração para o tema veio da escola. Meriellen é professora de língua portuguesa em Corupá, trabalha com turmas de 6º a 9º ano, e em 2019 levou o a educação financeira para ser abordada nas salas de aula.

Mas a motivação para começar a escrever veio durante a pandemia de Covid-19. Ela conta que em março do ano passado teve o segundo filho, Lorenzo, tendo outra menina de 1 ano e 6 meses, a Marjjorie. O isolamento foi necessário, mas trouxe muitos questionamentos.

“Eu quase surtei!”, afirma. “Escrever foi uma válvula de escape, porque eu amo os filhos mais que tudo no universo, mas foi extremamente desgastante ficar com os dois 24h por dia. Escrever me aliviava. Foi um hobbie e um jeito de extravasar”.

Meriellen com a filha Marjjorie e o pequeno Lorenzo, recém nascido. Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de ser professora e estar intimamente familiarizada com o universo das palavras no meio acadêmico, Meriellen nunca tinha escrito para outras pessoas em um formato mais literário.

Ao postar os textos na internet, viu uma recepção positiva dos leitores e começou a pensar na possibilidade de lançar um livro. Conversando com a colega e escritora jaraguense Adriana Niétzkar, soube do edital de apoio à cultura que estava aberto pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Meriellen editou esses desabafos que estava escrevendo durante a pandemia e formatou o livro “Crônicas de uma mãe desesperada” – que foi aprovado pelo edital, mas só será lançado em setembro.

Nesse meio tempo foi aberto o edital de emergência Aldir Blanc. Com a primeira experiência bem sucedida, Meriellen já pensou em um novo livro, abordando o universo da educação financeira de forma lúdica, educacional e cultural.

Surgiu então a personagem Dragonete, uma dragão adolescente, e a proposta de falar sobre planejamento com crianças e adolescentes.

“A minha Dragonzela, personagem principal, eu fiz pensando muito na minha filha mais nova, e pedi para a ilustradora se inspirar nela também”, revela.

Personagem principal é inspirada na filha da escritora. Foto: Reprodução

Serão 500 livros distribuídos gratuitamente para a comunidade de Jaraguá do Sul e região pelo edital, através de contação de histórias, assim que a pandemia permitir. Outros 500 livros serão vendidos ao preço promocional de R$ 5.

O lançamento do livro vai acontecer de forma virtual no perfil da escritora no Instagram, no dia 21, com um live às 19h.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp