Primavera começa nesta quinta! Confira a previsão para a estação mais florida do ano

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/09/2016 - 09:09

Às 11h21 desta quinta-feira, dia 22, o Hemisfério Sul se despede do inverno e recebe a primavera. O Epagri-Ciram divulgou um resumo de como será a estação mais florida do ano. Confira:

Em Santa Catarina, os primeiros dias da primavera, até o final de setembro, serão de sol na maior parte das regiões. As frentes frias passam pelo litoral Sul do Brasil, mas sem provocar chuva significativa.

Ciclones extratropicais devem atuar na costa Sul do Brasil, provocando mais dias com forte agitação no mar. Estes ciclones têm sido os sistemas de maior destaque, neste mês de setembro, deslocando-se próximo da costa sul do Brasil e provocando fortes ventos de sudoeste/sul no litoral, o que favorece a agitação no mar e elevação da maré.

Em outubro, é esperada uma maior frequência das chuvas em relação a setembro, e com totais mais elevados, principalmente no Oeste, onde a precipitação do mês normalmente supera os 250 mm em alguns municípios. É típica, nesta época do ano, a ocorrência de temporais no Estado, com pancadas de chuva forte, raios e granizo. Os temporais são ainda mais frequentes no Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Essas regiões recebem maior influência do transporte de umidade vindo do norte do país e dos sistemas de baixa pressão que se intensificam no Paraguai.

As massas de ar frio não serão tão intensas como as que atingiram o Estado nos meses de outono-inverno, mas ainda serão observadas em SC pelo menos até a primeira quinzena de outubro, declinando as temperaturas especialmente na serra e áreas mais altas do Meio-Oeste, com geada isolada.

Veja a previsão para o fim de semana em Jaraguá do Sul:

cptec-22-09