Prepara! Fevereiro tem eclipse solar, luz zodiacal e chuva de estrelas

This image beautifully captures the zodiacal light, a triangular glow seen best in night skies free of overpowering moonlight and light pollution. The photograph was taken at ESO’s La Silla Observatory in Chile in September 2009, facing west some minutes after the Sun had set. A sea of clouds has settled in the valley below La Silla, which sits at an altitude of 2400 metres, with lesser peaks and ridges poking through the mist. The zodiacal light is sunlight reflected by dust particles between the Sun and Earth, and is best seen close to sunrise or sunset. As its name implies, this celestial glow appears in the ring of constellations known as the zodiac. These are found along the ecliptic, which is the eastward apparent “path” that the Sun traces across Earth’s sky.

Por: Elissandro Sutil

02/02/2018 - 10:02 - Atualizada em: 02/02/2018 - 11:15

O mês de fevereiro promete espetáculo no céu com vários fenômenos, que incluem um eclipse solar parcial e chuva de meteoros na próxima semana já.

De 02 a 12 de fevereiro será vista a luz zodiacal. Essa luz em forma de pirâmide é facilmente confundida com o brilho de uma cidade distante, no horizonte, e às vezes é chamada de madrugada falsa.

Mas essa luz etérea é causada pela luz solar refletindo a poeira antiga suspensa entre os planetas.

O melhor momento para ver a luz fantasma no céu é cerca de uma hora após o pôr-do-sol, olhando para o horizonte do lado ocidental, em uma região escura com pouca poluição luminosa.

Alpha Centaurídeos

No dia 08 de fevereiro tem o Alpha Centaurídeos.

O fenômeno é uma chuva de meteoros cujo radiante está localizado próximo da estrela Alfa Centauri, na constelação de Centauro.

Procure os Alpha Centaurídeos após o anoitecer no dia 8 e antes do amanhecer do dia seguinte.

Os madrugadores do dia 11 devem procurar a lua crescente que se encontra ao lado do planeta Saturno, que estará a sudeste no céu uma hora antes do nascer do sol.

Marte e Antares alinhados

No dia 12 de fevereiro tem Marte e Antares alinhados.

Ao amanhecer, olhe para dois pontos de luz alaranjados a sudeste no céu – o planeta vermelho Marte e a estrela gigante vermelha Antares.

Uma das estrelas mais brilhantes da constelação Scorpio, Antares significa “rival de Marte”, um nome grego baseado na cor e no brilho da estrela em nossos céus.

Mas enquanto Marte é cerca de um terço do tamanho da Terra, Antares é tão grande que, se substituísse o nosso sol, sua atmosfera exterior atingiria a órbita do planeta vermelho.

No dia 12, o fosso aparente entre os dois objetos brilhantes será de apenas cinco graus, igual à largura dos seus três dedos do meio mantidos ao comprimento do braço.

Na verdade, Marte está a cerca de 140 milhões de milhas de distância da Terra, em média, enquanto Antares a um enorme período de 600 anos-luz distante.

Eclipse solar parcial

No final do dia 15, um eclipse solar parcial cumprimentará observadores do céu em todo o Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e Antártica. Infelizmente não conseguiremos ver esse fenômeno aqui em Santa Catarina, quem nos mandou esse aviso foi o meteorologista Leandro Puchalski pelo Twitter. 😉

Durante o eclipse, a lua deslizará entre a Terra e o sol e bloqueará parte do disco solar.

Quanto mais para o sul você estiver, mais o orbe solar ficará coberta durante o pico do eclipse.

Fontes: Só Noticia Boa e Hypeness

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

Leia também: