A Câmara de Joinville lança nesta quinta-feira (28) a 5ª edição do Jovem Autor, de autoria do vereador Rodrigo Fachini. O tema do concurso de reação e desenho deste ano é “A conservação da Mata Atlântica e as mudanças climáticas em Joinville”.

Nos quatro anos anteriores, o Jovem Autor resultou em 50 mil trabalhos apresentados, impactando a vida de milhares de crianças dos ensinos fundamental e médio de escolas particulares e públicas de Joinville.

O evento de lançamento ocorre no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 15 horas. Neste momento, a Escola do Legislativo vai apresentar aos professores e diretores de escolas o tema e outros detalhes do concurso.

A proposta de Fachini foi lançada em 2015. Entre os objetivos do Jovem Autor estão estimular a reflexão e a construção do pensamento crítico de estudantes de Joinville sobre temas relevantes para a sociedade, fomentar o hábito da leitura, da escrita e da criação artística, desenvolver a pesquisa, a criatividade e a originalidade, e revelar e valorizar talentos artísticos e literários em meio à comunidade escolar joinvilense.

“É uma oportunidade que as crianças têm de aprimorar o pensamento crítico e escrever sobre relevantes temas para a nossa sociedade, especialmente em uma época em que as crianças escrevem cada vez menos”, alega Fachini.

As inscrições estarão abertas de 1º a 31 de março pelo site da Câmara.

 Categorias

O Prêmio Jovem Autor tem cinco categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião. Desenho é para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do fundamental. Carta é para os alunos do quarto e quinto anos do fundamental. Poema, para o sexto e sétimo anos. Crônica, oitavo e nono anos. Já a categoria Artigo de Opinião destina-se aos alunos de quaisquer anos do ensino médio.

Os 15 finalistas do Jovem Autor recebem a medalha de mérito “Professora Herondina Vieira”. A medalha reconhece os 45 anos dedicados à educação joinvilense da educadora, empenhada em causas comunitárias no município de Joinville. Professores orientadores e as escolas vencedoras também recebem uma premiação.

Já os alunos, além da medalha recebem a seguinte premiação:

  • 1º lugar de cada categoria: notebook;
  • 2º lugar de cada categoria: tablet 10";
  • 3º lugar de cada categoria: tablet 7".

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?