Premiados os vencedores da 2ª Mostra de Experiências Exitosas da Saúde de Joinville

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/10/2017 - 06:10 - Atualizada em: 25/10/2017 - 20:43

O sistema de controle de abastecimento e estoques em diversas unidades da Saúde de Joinville, inclusive na Central de Medicamentos e no Hospital Municipal São José, baseado no modelo japonês chamado Kanban, foi o grande vencedor da 2ª Mostra de Experiências Exitosas desenvolvidas por servidores da Secretaria da Saúde. A autora foi a servidora Jocelita Cardozo Colagrande, da Unidade de Auditoria.

A apresentação dos 15 trabalhos finalistas nas áreas de atenção básica, atenção especializada e gestão, seguida da premiação dos três primeiros colocados, foi realizada na terça-feira (24) no auditório da Sociesc Unidade Marquês de Olinda.

A proposta da mostra foi criada em 2016 como forma de incentivar os servidores de toda secretária a pensar, no dia a dia, como melhorar a qualidade do trabalho com ganho na eficiência, humanização, otimização, inovação, controle e planejamento.

Os temas definidos pelo edital abordam categorias “acolhimento à demanda”, “hábitos saudáveis”, “plano terapêutico singular”, “saúde da criança”, “assistência farmacêutica”, “ações de vigilância sanitária”, “planejamento e monitoramento dos processos de trabalho”, “gestão de custos em saúde”, “regulação”, “controle e avaliação” e “implantação de processos de educação permanente”.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma comissão formada por gestores da Secretaria da Saúde aplicando critérios como qualidade, metodologia, justificativa, coerência, apresentação de elementos conceituais, participação da equipe, contribuição do trabalho para a inovação e alinhamento aos princípios de universalidade, equidade e integralidade.

Cada um dos três vencedores foi contemplado com o prêmio de R$ 10 mil. O segundo colocado foi conferido ao trabalho “Implantação de coleta descentralizada de amostras para diagnóstico da tuberculose pulmonar”, realizado por servidores do Laboratório Municipal.

O terceiro colocado pelo trabalho sobre o “Uso de Jogos Sérios Ativos (Exergames) em pacientes deficientes intelectuais para desenvolvimento cognitivo e motor”, desenvolvido por servidores do Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial.

Os projetos vencedores

1º Lugar – “Projeto de Implantação do Kanban e Ferramentas de Gestão de Estoque para Melhorias nos Processos de Trabalho”. Autora: Jocelita Cardozo Colagrande (Auditoria)

2º Lugar – “Implantação da Coleta Descentralizada de Amostras para Diagnóstico da Tuberculose Pulmonar em Joinville”. Autoras: Louise Domeneghini Chiaradia Delatorre, Mário José Bruckheimer, Aline Costa da Silva e Elisangela Rumor Paul (Laboratório Municipal).

3º Lugar – “Uso dos Jogos Sérios Ativos (exergames) em Pacientes Deficientes Intelectuais para o Desenvolvimento Cognitivo e Motor”. Autores: Aline Maria Gonçalves Pereira Peggau e Marcelo Retzlatt (Naipe).

*Com informações da Prefeitura de Joinville