A lenda da sereia Iara, que evoca o universo mitológico indígena, é levada ao palco pela Cia. Lumiato (Brasília) no espetáculo de teatro de sombras “Iara – O encanto das águas”. A premiadíssima montagem, já apresentada em todo o Brasil e em outros países sulamericanos, será apresentada pela primeira vez em Florianópolis nesta sexta (26) e sábado (27) no teatro Pedro Ivo. As apresentações fazem parte da circulação do grupo pelo Sul do Brasil, patrocinado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/18.

A peça encenada pelos atores-sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia, com direção de Alexandre Fávero, conta a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=mrW76KQQOfE

A Cia Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Nos primeiros trabalhos utilizou técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e, a partir de 2012, passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte.

Na oficina de Teatro de Sombras, no sábado, os fundadores da companhia, Thiago Bresani e Soledad Garcia, irão compartilhar conhecimento adquirido durante anos de pesquisa, com o objetivo de incentivar futuras pesquisas na linguagem. Verifique pelo e-mail circulasombrabr@gmail.com se ainda há vagas.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (26/10)
Local: Teatro Governador Pedro Ivo Campos
14h30 - exclusivo para escola (sujeita a lotação). Gratuito.
20h30 - Aberto ao público (com intérprete de Libras). Gratuito

Sábado (27/10)
Local: Teatro Governador Pedro Ivo Campos
9h às 13h e das 14h às 18h - Oficina de Teatro de Sombras
20h30 - aberto ao público (com audiodescrição). Gratuito. Bate papo após a apresentação