Prefeitura de Joinville promove formações gratuitas para professores no Mês da Consciência Negra

Por: Lucas Koehler

10/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 10/10/2019 - 10:42

Em novembro, no Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Joinville promove seis formações gratuitas do Projeto Educação e Diversidade Étnico-Racial.

As atividades são voltadas para professores das redes municipal e estadual e tem como objetivo discutir sobre a educação das relações étnico-raciais com ênfase na história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula.

As formações serão ministradas por professores e pesquisadores de Santa Catarina e Paraná. Haverá certificação de 30 horas para os participantes que tiverem 75% de frequência e apresentarem trabalho final.

“Com essas formações contribuiremos no processo de implementação da Lei Federal 10.639/2003, a fim de que essa temática esteja de fato incluída no projeto político das escolas” afirmou o coordenador da Juventude e Promoção da Igualdade Racial de Joinville, Paulo Junior.

O projeto é realizado por meio do convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro.

Cronograma das formações

  • 4/11 – Aula Magna, às 20h, tema “A Educação das Relações Étnico-Raciais no projeto político da escola: saberes pedagógicos necessários”, com a Professora Mestre Jeruse Romão. Local: Sociedade Harmonia Lyra
  • De 6 a 25/11 – Período noturno – Formações específicas na Escola Municipal Anita Garibaldi e na Escola Municipal Professora Virgínia Soares. Cada formação terá duas turmas de até 40 participantes.
  • Formação 1 Educação das Relações Étnico Raciais: marcos normativos, pressupostos, princípios educativos e ações pedagógicas
  • Formação 2 – História e Geografia africana na sala de aula
  • Formação 3 – Literatura e arte africana e afro-brasileira: representações de Africanidades na sala de aula
  • Formação 4 – A Sociologia das Relações Étnico-Raciais
  • Formação 5 – Educação física e dimensões do corpo e da corporeidade negra na educação
  • Formação 6 – Educação das Relações Étnico-Raciais na educação Infantil

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger