Prefeitura de Bombinhas planeja construção de teleférico no Morro do Macaco

Foto Marcia Dall'Ago

Por: Giulia Venutti

19/09/2019 - 10:09 - Atualizada em: 19/09/2019 - 10:56

Que o Morro do Macaco é um lugar lindo e uma das trilhas ecológicas mais conhecidas do litoral de Santa Catarina, nós já sabemos. Mas você já imaginou como seria ter um teleférico passando por ali e podendo apreciar toda essa vista linda de um novo ângulo? Essa é a proposta que a Prefeitura de Bombinhas quer lançar!

O projeto, que está em fase final de estudos, pretende propor uma parceria público-privada, na qual o poder público cede a área e uma empresa constrói e administra o empreendimento turístico.

Segundo a Prefeitura, a escolha do local foi baseada na sua beleza e nos riscos que a trilha atual oferece. No último verão, helicópteros de resgate foram acionados seis vezes para buscar turistas que se feriram ao tentar subir o morro.

A proposta já provoca discussões em Bombinhas porque o espaço é classificado como um parque ambiental municipal, e ainda não possui plano de manejo indicando que tipo de empreendimento é possível de ser implantado na área.

Há uma campanha contrária ao teleférico nas redes sociais, alertando para o risco de que uma grande movimentação de turistas traga impactos ao meio ambiente. A Prefeitura diz que o projeto manterá o equilíbrio ambiental do parque e a trilha do Morro do Macaco, para quem preferir.

E aí, o que você acha sobre essa nova proposta?

Quer receber as notícias no WhatsApp?