Prazo para isenção de taxa do Enem começa nesta segunda-feira

Por: Elissandro Sutil

02/04/2018 - 09:04 - Atualizada em: 02/04/2018 - 09:43

Se você vai participar da edição deste ano do Enem e pretende pedir isenção da taxa de inscrição, fique atento. Neste ano, o prazo para solicitação começou nesta segunda-feira (2) e vai até o dia 11 de abril.

O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril.

Não vão precisar pagar a taxa do Enem os estudantes que estão cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública.

Quem estudou como bolsista integral na rede privada e que tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também tem direito a isenção.

Prefeitura de Barra Velha abre inscrições para processo seletivo

Além deles, os participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), não precisam pagar o valor.

Neste ano, estão isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame.

E atenção, a aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem.

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem. No ano passado, a taxa custou R$ 82.

Leia mais:

Orgulho! Jaraguá do Sul está entre os líderes na geração de empregos em SC!