Hanamatsuri ou Festa das Flores é um evento que comemora o aniversário de Buda | Foto divulgação/Pixabay
Hanamatsuri ou Festa das Flores é um evento que comemora o aniversário de Buda | Foto divulgação/Pixabay

Durante todo o sábado (13), serão oferecidas diversas atividades alusivas a cultura japonesa, para receber os visitantes que chegam a Florianópolis e mesmo para os descendentes de Japoneses e toda a população que se interessa com esta cultura tão rica do oriente. O evento tem o apoio da Prefeitura de Municipal de Florianópolis e secretaria de Cultura, Esporte e Juventude por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Logo pela manhã será realizada uma cerimônia Budista onde terá uma imagem de Buda na praça, próxima à figueira, para aqueles que forem chegando fazer pedidos enquanto o banham com chá doce.

Durante todo o dia serão oferecidas atividades alusivas a cultura japonesa | Foto Divulgação/Pixabay

Na sequência haverá apresentações de taikô (tambor japonês), além de performances de dança bon odori com a participação do público presente, música e artes marciais, animekê e concurso de cosplay.

Os interessados poderão participar de oficina de origami (arte de dobradura em papel), kirigami (arte de cortar papel), mangá (desenho), Mametsukami (prática do uso do hashi), forja da espada no estilo japonês, espaço para jogos cognitivos, jogos de tabuleiro; shiatsu; reiki, e também estandes de venda de artesanatos, cerâmica, bonsai e culinária japonesa.

Serviço:

  • Local: Praça XV de novembro
  • Data: 13 de abril de 2019 - sábado
  • Horário: 10 às 18:30 horas

História

Segundo reza a tradição, o Buda Shakyamuni nasceu no quarto mês do ano, quando no céu surgia a lua cheia da Primavera. Deslocando-se para o país de Koliya, sua terra natal, a rainha Mayadevi sentiu as pontadas do parto quando atravessava o Jardim Lumbini. Foi quando pediu para repousar, pois a viagem tinha sido árdua.

Ao dobrar o corpo para deitar-se viu adiante uma flor que despontava num ramo. Foi neste instante que as contrações aumentaram e deu nascimento a um menino. Uma chuva de pétalas e néctar caiu naquele momento e dos cantos da Terra se fez soar um brado anunciando a boa nova.

Chamaram a criança de Sidharta. Assim, repetindo o acontecimento, os seguidores do budismo do mundo todo comemoram o Vesak - no Japão, conhecido por Festa das Flores ou simplesmente Hanamatsuri.

Ocasião de grande festividade, em que num altar decorado com fIores, a imagem do Buda Menino é devidamente instalada. Aqueles que pretendem homenageá-lo, dirigem-se até o altar e, numa concha, recolhem chá adocicado que é derramado sobre a cabeça do Buda. Repetem este movimento por três vezes, fazendo pedidos como a realização de sonhos ; saúde e proteção.

Esta versão popular, muitas vezes é substituída por um motivo filosófico: ao banhar o Buda, estamos banhando a nós próprios. Assim, purificamos o nosso coração e podemos avaliar a nossa conduta perante a vida. O Hanamatsuri acontece no mês de abril, data próxima do nascimento de Buda.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?