No coração de Jaraguá do Sul, a Praça Ângelo Piazera é um verdadeiro símbolo para a cidade. O local já foi palco de comemorações, protestos, shows e diversos eventos importantes.
São tantas histórias que já aconteceram por ali que o espaço está sofrendo com a ação do tempo e precisando de uma reforminha, concordam?
Para nossa alegria, é exatamente isso que vai acontecer, conforme os planos da Prefeitura. O Instituto Jourdan, de acordo com o diretor Luis Fernando Marcolla, está elaborando um projeto para revitalizar toda a praça, incluindo a frente e os fundos.
E quais seriam as principais mudanças? Segundo Marcolla, a principal alteração será a retirada do palco grande. Mas calma, um novo espaço para shows, porém menor, será construído no local.
Os amantes de esportes sobre rodas também podem comemorar, já que está no projeto a ampliação de pista de skate. O parquinho para as crianças será realocado para outro lugar.
Talvez a maior novidade seja em relação ao prédio que fica na lateral do espaço. Ele passará por uma reforma e, de acordo com o projeto, será preparado para abrigar uma cafeteria durante o dia e uma choperia à noite.
Essa foto aí já é mais antiga... quem lembra daquela cobertura no palco da praça?
Já o andar superior deve receber um restaurante. Marcolla explica que para essas instalações serão abertos editais para concessão de espaço público. Os interessados terão que apresentar suas propostas.
Na área em frente ao Museu Histórico Emílio da Silva, também terá revitalização e pequenas reformas, mas nada muito expressivo, comparado ao outro lado.

Quando a ideia vai sair do papel?

Segundo o diretor do Instituto Jourdan, o projeto deve ficar pronto em dois meses. Até o momento, não há estimativa de orçamento necessário para realização da obra, mas as formas de captação do recurso já estão sendo analisadas.
Após esta fase, a proposta segue para os trâmites executivos. Marcolla salienta que a revitalização estava no plano de governo do prefeito Antídio Lunelli e era um pedido antigo da comunidade jaraguaense.
A Praça Ângelo Piazera foi construída em 1994. Outros projetos de reforma já foram estudados, mas nenhum foi levado adiante.
-

Leia mais: