Pra comer do bom e do melhor: a lista com as principais festas italianas de Jaraguá e região

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/02/2016 - 16:02

Artigo publicado originalmente em 22 de fevereiro de 2016

Ontem, 21 de fevereiro, foi comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Sabia dessa data? A gente sim, por isso programamos pra hoje essa listinha especial pra apresentar pra vocês.

Anote esses eventos com carinho na agenda, que é pra ninguém mais deixar de celebrar toda cultura, alegria, beleza e sabores que os italianos trouxeram para nossa região. Até lá! 🙂

– Festa da Fortaia

Foto: FJBrugnago

Foto: FJBrugnago

Promovida Associazione Bellunesi nel Mondo – Famiglia Jaraguá do Sul , a 8º edição da Festa da Fortaia já tem data marcada para acontecer em Massaranduba. A festa tem como prato principal a fortaia, uma omelete que leva queijo, salame e outros ingredientes.

O evento é importante não só por oferecer um almoço de confraternização, com este prato típico em diversas receitas e uma deliciosa comida da colônia, mas também traz a valorização da língua, gastronomia, jogos, religiosidade, tradições e a fraternidade.

Serviço
O que: 8ª Festa da Fortaia
Quando: 10 de abril de 2016
Onde: Comunidade 7 de janeiro, em Massaranduba
Horário: a partir das 10h, com missa
Ingressos para almoço: R$25

– Festa Italiana de Jaraguá do Sul

circulo italiano jaragua do sul

Foto: Divulgação

Tradicional aqui na cidade, a Festa Italiana chega a sua 26ª edição em 2016. Promovida pelo Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, a festa está prevista para acontecer no dia 8 de julho, na Sociedade Vieirense. O evento inicia às 19h, com jantar e depois ocorre o baile público.

Jantares mensais

jantar circulo

Foto: Círculo Italiano de Jaraguá do Sul

Além da festa, o Círculo promove todos os meses um jantar italiano aberto ao público. Neste ano, o primeiro acontece no dia 1º de abril, na sede do Círculo, localizada na Rua dos Imigrantes Italianos, nº 33, bairro Vila Nova. Depois, os jantares ocorrem sempre na última sexta-feira do mês. Mais informações pelo telefone 3370-8663, das 14h às 18h30.

– Festa Italiana Della Porchetta

festa da porchetta

Foto: Divulgação

Também tradicional na nossa região, a Festa Della Porchetta é promovida pela Associação Italiana de Guaramirim. Em 2016, a festa ocorre no dia 20 de agosto, na Sociedade Brüderthal.

Corais e o desfile dos suínos recheados e assados pelo salão fazem parte da animação. Neste ano, músico Cassol e Banda assumem o palco do evento.

– Comemorações na Chiesetta Alpina

almoço chiesetta

Foto: Divulgação

Apesar de não ser um monumento apenas para os italianos, a Chiesetta Alpina foi construída em homenagem aos imigrantes de regiões alpinas, onde além dos italianos estão contemplados os austríacos, húngaros e poloneses. Todo segundo domingo de cada mês é celebrada uma missa no local, às 10h30, e depois é realizado um almoço.

Saiba mais sobre o monumento e eventos ali realizados acompanhando o site da Chiesetta Alpina.

Ficou algum evento de fora que mereça destaque? Não deixe de contribuir com nosso artigo, e faça a recomendação ai na caixa de comentários! 🙂