Posso cancelar a reserva de hotel que fiz online? Veja a política de cancelamento do Booking e outros sites de reservas

Por: Elissandro Sutil

10/04/2017 - 17:04 - Atualizada em: 11/04/2017 - 15:01

Na hora da animação, você reserva aquele hotel dos sonhos para uma viagem durante o feriadão e fica na expectativa de que o dia chegue logo. Aí que surge um imprevisto e você PRECISA cancelar a reserva… E aí, será que cancelando agora você recebe o valor que já foi pago de volta ou vai sair com as mãos abanando?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a lei máxima, seja para transações feitas on ou offline, é que o consumidor tem o direito de se arrepender da compra que fez. Ou seja, você pode sim cancelar uma reserva em caso de necessidade.

Acontece que cada hotel ou site de reserva tem a sua própria política quanto a isso e ela pode acabar gerando dor de cabeça se você não está acostumado a ler as letras miúdas dos contratos.

Conheça as políticas de cancelamento do Booking e outros sites de reservas:

Booking

booking

O Booking é um site holandês e um dos preferidos no mundo todo para a reserva de hotéis. Segundo o site, você pode cancelar ou alterar sua reserva prestando atenção nas condições de cancelamento da acomodação antes de fazer qualquer alteração na reserva.

Quartos com tarifas não reembolsáveis e outras ofertas especiais podem ter políticas de cancelamento diferenciadas. As informações de cancelamento específicas estão listadas ao lado do tipo de quarto, na coluna “Condições”.

Isso significa que na hora de reservar você precisa ler todas as informações atentamente, pois ao aceitar os termos de reserva pode acabar tendo problemas para cancelar o serviço depois.

Hotéis.com

hoteis.com

O Hoteis.com não cobra taxas de cancelamento, mas destaca que cada hotel tem sua própria política de cancelamento. Se a reserva for do tipo não reembolsável ou se o prazo para cancelamentos tiver expirado, você não terá direito a qualquer reembolso e o hotel poderá cobrar uma taxa de cancelamento. Quando autorizados, os reembolsos são processados dentro de 24 horas.

Decolar

Decolar

A Decolar ressalta que os cancelamentos estão sujeitos à política do hotel e que algumas reservas não permitem cancelamentos. Você pode cancelar as reservas sem nenhum tipo de multa se fizer isso no mesmo dia da compra. Nesse caso, você receberá o reembolso em até 7 dias úteis.

Segundo o site, ao cancelar a sua reserva pode ter uma multa de acordo com a política estabelecida pelo hotel e a flexibilidade da tarifa adquirida. Esta penalidade pode afetar total ou parcialmente o reembolso que será recebido.

Hotel Urbano

Urbano

O Hotel Urbano possui três modalidades de cancelamento. Se você comprou um pacote há menos de 7 dias e ainda não recebeu a confirmação da viagem, você pode cancelar sem multas. Se você comprou um pacote há mais de 7 dias e/ou sua reserva já foi agendada, eles solicitarão a autorização do hotel e podem ser cobradas multas.

Para o cancelamento de hotéis nacionais, como as datas são escolhidas no momento da compra e a reserva é agendada junto ao estabelecimento, podem ser cobradas multas pelo cancelamento. E caso você tenha adquirido alguma reserva internacional, pode solicitar o cancelamento pelo telefone 0800 047 4429.

AIRBNB

airbnb

O Airbnb permite que os anfitriões escolham entre três políticas de cancelamento padronizadas: Flexível, Moderada e Rigorosa. Os hóspedes devem concordar com a política de cancelamento do anfitrião ao fazer uma reserva.

A Política de Cancelamento de Longo Prazo se aplica a todas as reservas de 28 noites ou mais. Cada anúncio e reserva do nosso site indica claramente a política de cancelamento.

Como saber se serei cobrado ou não?

No momento da reserva, você deve ler com cuidado todas as instruções para conhecer a política de cancelamento do hotel que está procurando. Sites como o Booking, Hotéis.com, Decolar e Hotel Urbano se eximem da cobrança de taxas, mas deixam claro que elas podem ser aplicadas dependendo do tipo de reserva.

Se você não encontrou a política de cancelamento do hotel que você deseja reservar, entre em contato com o site para mais informações. Lembre-se: não reserve nada sem ter a certeza de que poderá desistir do negócio sem complicações e prejuízos.

Caso tenha dúvidas ou queira contestar a cobrança de um cancelamento, entre em contato com o Procon.