Jaraguá do Sul completa nesta quarta-feira, 25 de julho, 142 anos de fundação. Longos anos de história que remetem aos anos de 1876, quando o engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, ficou encarregado da demarcação das terras, entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá.
Confira algumas curiosidades ligadas à história do município:
- O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e foi definido como “Senhor do Vale” – na tradução ao pé da letra seria “Vale do Senhor”, sendo “Senhor do Vale” corresponde a Guajara na língua indígena, segundo interpretações. É como os índios, que já viviam na região muito antes da vinda dos colonizadores, chamavam o Morro Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.
- Não é possível precisar o dia exato em que Jourdan se estabeleceu na cidade. Por isso, o dia 25 de julho foi escolhido como data da fundação de Jaraguá do Sul por ser o dia em que são homenageados o imigrante e o colono.
- Durante o processo da demarcação, Jourdan contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar. Segundo o historiador Ademir Pfiffer, eram trabalhadores negros remunerados.
- Com a Proclamação da República em 1889 as terras passaram para o domínio da União. Em 1893 a jurisdição foi para o Estado. As terras passam a ser colonizadas pelo Departamento de Terras e Colonização, de Blumenau.
–
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui