A partir dessa semana o Por Acaso volta a ativa e com uma grande novidade: um site totalmente voltado para a experiência do leitor. A aposta é um novo modelo qualitativo de produção e compartilhamento de informação, chamado Programa Conteúdo Absoluto.
Os fundadores do Por Acaso e sócios da Rede OCP, Max Pires e Ricardo Daniel Treis, contam que a ideia surgiu da vontade de surpreender o usuário e resgatar a linha editorial do site.
A intenção é modificar a dinâmica da comunicação em Jaraguá do Sul. “Vamos desenvolver uma experiência inédita no jornalismo local, visando melhorias no relacionamento entre veículo e leitores, e leitores e apoiadores”, destaca Treis.
O impacto da proposta será percebido pelo leitor nos primeiros instantes de navegação: o acesso ao conteúdo não terá interrupção por anúncios ou publicidade.
“Desde o lançamento do Por Acaso em 2003, nossa marca registrada sempre foi a inovação, pensar fora da caixa era o norte que guiava nosso veículo, e criar e distribuir conteúdos de forma única sempre foi nosso principal diferencial”, pontua Pires.
O diretor de conteúdo destaca que desde 2016 o Por Acaso é responsável pela editoria de entretenimento da Rede OCP.
“Agora, no ano que o jornal chega ao seu centenário, percebemos que a volta da marca, de forma independente, seria um grande presente para os nossos leitores”, ressalta.

Max Pires ressalta que os conteúdos irão estampar as páginas do OCP | Foto: Eduardo Montecino/OCP News
Pelo programa, empresas, marcas, indústrias, enfim, diferentes perfis de investidores, poderão estar ao lado do leitor como apoiadores de uma plataforma de comunicação direta e sem ruídos.
Cada artigo passa a exibir apenas um parceiro, que aparece fixo assinando a série ou tema que adotar.
“Nosso conteúdo é positivo e com alto poder de engajamento, queremos fazer a diferença na vida das pessoas e tenho certeza que os parceiros que pensam desta forma e também querem o melhor pra cidade, terão orgulho de fazer parte deste projeto”, ressalta o presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto.
Olho no olho e conteúdo hiperlocal
As matérias serão espontâneas e voltadas à comunidade jaraguaense – séries e entrevistas com pessoas daqui para pessoas daqui, análises, recomendações e até mesmo turismo pelo estado.
“Todo planejamento girou em torno de aspectos como diversão – tanto para nós ao escrever, quanto para o leitor, ao receber-, construtividade e positivismo. Temos muito conteúdo já produzido, e o resultado ficou fantástico… Há muito aqui para oferecer à comunidade, e mal vemos a hora de começar a compartilhar.”
Segundo Treis, o Por Acaso reassume alguns posicionamentos a partir dessa nova fase, fazendo jornalismo de uma forma mais pessoal e com sentimento.

Inspirar a comunidade com as informações geradas é uma das metas, destaca Ricardo | Foto: Natália Trentini/Por Acaso
Ele destaca séries como “Faça Você Mesmo”, que provoca a comunidade a tomar atitudes positivas e entender a cidade, e “Larguei Tudo Para…”, criada para dividir histórias de pessoas que enfrentaram de desafios para viver de acordo com seus propósitos. “Inspirar é uma das missões”, finaliza.
Um dos pilares da projeto OCP 100+1 – planejamento para o primeiro ano pós centenário – foi a criação do propósito: “Fazer o bem para a comunidade inspirando assim as pessoas a serem melhores e fazerem o bem no meio em que atuam!”, explica Pires.
“O novo Por Acaso vem ao ar para incentivar justamente este tipo de sentimento”, completa.
Novo site: laboratório de criatividade
Com o foco em produção qualitativa, a meta será compartilhar não mais que três matérias inéditas por semana. A intenção principal é produzir conteúdo a partir de planejamento e imersão.
“Na última sexta-feira nossa jornalista passou mais de cinco horas junto aos socorristas do Samu. A ideia? Publicarmos uma matéria sobre como é um dia na vida um motorista de ambulância em Jaraguá do Sul”.

Visual do site foi pensando para versão mobile, mas experiência fica ainda melhor no desktop | Foto: Natália Trentini/Por Acaso
Com estas mudanças, porém, o leitor não deixa de receber conteúdos que antes tinha acesso pelo site. A cobertura de informações factuais do segmento de entretenimento passa a seguir a cargo da equipe de jornalismo da Rede OCP, tendo publicação no portal OCP News.
Com flexibilidade para produção, o modelo também oferece espaço para experimentar e evoluir abordagens, temas, canais e linguagens – tanto no site quanto nas redes sociais.
Experiência também para o visual
Apesar do site ter sido pensado especialmente para os usuários mobile – que fazem parte de 80% do fluxo de acessos à Rede OCP – o novo site enche os olhos de quem acessa a partir de dispositivos desktop.
Layout diferenciado e o uso de recursos avançados para exposição de imagem são, sem dúvidas, a cereja no bolo desta novidade.
Para conhecer, acesse poracaso.com.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger