Por Acaso volta com site próprio e Programa Conteúdo Absoluto

Por: Natália Trentini

09/07/2019 - 09:07 - Atualizada em: 09/07/2019 - 09:42

A partir dessa semana o Por Acaso volta a ativa e com uma grande novidade: um site totalmente voltado para a experiência do leitor. A aposta é um novo modelo qualitativo de produção e compartilhamento de informação, chamado Programa Conteúdo Absoluto.

Os fundadores do Por Acaso e sócios da Rede OCP, Max Pires e Ricardo Daniel Treis, contam que a ideia surgiu da vontade de surpreender o usuário e resgatar a linha editorial do site.

A intenção é modificar a dinâmica da comunicação em Jaraguá do Sul. “Vamos desenvolver uma experiência inédita no jornalismo local, visando melhorias no relacionamento entre veículo e leitores, e leitores e apoiadores”, destaca Treis.

O impacto da proposta será percebido pelo leitor nos primeiros instantes de navegação: o acesso ao conteúdo não terá interrupção por anúncios ou publicidade.

“Desde o lançamento do Por Acaso em 2003, nossa marca registrada sempre foi a inovação, pensar fora da caixa era o norte que guiava nosso veículo, e criar e distribuir conteúdos de forma única sempre foi nosso principal diferencial”, pontua Pires.

O diretor de conteúdo destaca que desde 2016 o Por Acaso é responsável pela editoria de entretenimento da Rede OCP.

“Agora, no ano que o jornal chega ao seu centenário, percebemos que a volta da marca, de forma independente, seria um grande presente para os nossos leitores”, ressalta.

por-acaso-conteudo-absoluto-max-pires

Max Pires ressalta que os conteúdos irão estampar as páginas do OCP | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Pelo programa, empresas, marcas, indústrias, enfim, diferentes perfis de investidores, poderão estar ao lado do leitor como apoiadores de uma plataforma de comunicação direta e sem ruídos.

Cada artigo passa a exibir apenas um parceiro, que aparece fixo assinando a série ou tema que adotar.

“Nosso conteúdo é positivo e com alto poder de engajamento, queremos fazer a diferença na vida das pessoas e tenho certeza que os parceiros que pensam desta forma e também querem o melhor pra cidade, terão orgulho de fazer parte deste projeto”, ressalta o presidente da Rede OCP, Walter Janssen Neto.

Olho no olho e conteúdo hiperlocal

As matérias serão espontâneas e voltadas à comunidade jaraguaense – séries e entrevistas com pessoas daqui para pessoas daqui, análises, recomendações e até mesmo turismo pelo estado.

“Todo planejamento girou em torno de aspectos como diversão – tanto para nós ao escrever, quanto para o leitor, ao receber-, construtividade e positivismo. Temos muito conteúdo já produzido, e o resultado ficou fantástico… Há muito aqui para oferecer à comunidade, e mal vemos a hora de começar a compartilhar.”

Segundo Treis, o Por Acaso reassume alguns posicionamentos a partir dessa nova fase, fazendo jornalismo de uma forma mais pessoal e com sentimento.

pora-acaso-conteudo-absoluto-ricardo-daniel-treis

Inspirar a comunidade com as informações geradas é uma das metas, destaca Ricardo | Foto: Natália Trentini/Por Acaso

Ele destaca séries como “Faça Você Mesmo”, que provoca a comunidade a tomar atitudes positivas e entender a cidade, e “Larguei Tudo Para…”, criada para dividir histórias de pessoas que enfrentaram de desafios para viver de acordo com seus propósitos. “Inspirar é uma das missões”, finaliza.

Um dos pilares da projeto OCP 100+1 – planejamento para o primeiro ano pós centenário – foi a criação do propósito: “Fazer o bem para a comunidade inspirando assim as pessoas a serem melhores e fazerem o bem no meio em que atuam!”, explica Pires.

“O novo Por Acaso vem ao ar para incentivar justamente este tipo de sentimento”, completa.

Novo site: laboratório de criatividade

Com o foco em produção qualitativa, a meta será compartilhar não mais que três matérias inéditas por semana. A intenção principal é produzir conteúdo a partir de planejamento e imersão.

“Na última sexta-feira nossa jornalista passou mais de cinco horas junto aos socorristas do Samu. A ideia? Publicarmos uma matéria sobre como é um dia na vida um motorista de ambulância em Jaraguá do Sul”.

por-acaso-conteudo-absoluto-mobile

Visual do site foi pensando para versão mobile, mas experiência fica ainda melhor no desktop | Foto: Natália Trentini/Por Acaso

Com estas mudanças, porém, o leitor não deixa de receber conteúdos que antes tinha acesso pelo site. A cobertura de informações factuais do segmento de entretenimento passa a seguir a cargo da equipe de jornalismo da Rede OCP, tendo publicação no portal OCP News.

Com flexibilidade para produção, o modelo também oferece espaço para experimentar e evoluir abordagens, temas, canais e linguagens – tanto no site quanto nas redes sociais.

Experiência também para o visual

Apesar do site ter sido pensado especialmente para os usuários mobile – que fazem parte de 80% do fluxo de acessos à Rede OCP – o novo site enche os olhos de quem acessa a partir de dispositivos desktop.

Layout diferenciado e o uso de recursos avançados para exposição de imagem são, sem dúvidas, a cereja no bolo desta novidade.

Para conhecer, acesse poracaso.com.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger