Placas padrão Mercosul começarão a circular no Brasil em 2017

Por: Elissandro Sutil

17/06/2016 - 10:06 - Atualizada em: 17/06/2016 - 10:26

Ainda tem tempo para se adequar, mas é melhor se ligar nos prazos para não se perder. A partir de janeiro de 2017, começa a adequação das novas placas de identificação, padrão Mercosul, dos veículos brasileiros.

Quem pensa em comprar um carro zero em 2017 já vai fazer o emplacamento dentro do novo padrão. Assim como os veículos que forem transferidos de cidades, que mudarem de proprietário ou em caso de necessidade de substituição (por dano, por exemplo). Já o prazo para todos os veículos em circulação no país, é 31 de dezembro de 2020.

A decisão da mudança aconteceu de forma conjunta entre a Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em 2014. Além de criar um visual único para os países do bloco, o novo modelo possibilita número maior de combinações.

Veja como vai ficar:

placaMercosul.jpg1_-1024x520

As novas placas terão quatro letras e três números, escritos sobre um fundo branco e cuja cor indica a finalidade do veículo: uso particular na cor preta; uso comercial em vermelho; veículos oficiais em azul; corpo diplomático em dourado; para teste ou de uso das montadoras em verde; veículos de coleção em cinza prateado.

Além disso, as placas têm uma faixa azul-escuro na parte de cima com o símbolo do Mercosul à esquerda, o nome do país de registro do veículo em maiúsculo, no meio, e a bandeira da respectiva nação à direita.

A cidade e o estado de registro do veículo serão identificados por bandeira e brasão do lado direito da placa, logo após o último número.

ed0342_a9556a18294c4b2c9c4dd8cc238f3d58

Entenda o que muda com o novo modelo de placas:
1- Mais letras e menos números
Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa;

2- Novas cores
A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;

3- Estado e cidade com nome e brasão
O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões;

4- Tamanho
A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura);

5- Contra falsificações
Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações;

Fontes: Seminovos BH e Auto Esporte
Foto: Divulgação