Pinguins reabilitados são soltos em praia de Florianópolis

Equipe da R3 Animal liberou 21 pinguins na praia do Moçambique | Foto Divulgação R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

31/03/2021 - 12:03 - Atualizada em: 31/03/2021 - 12:55

A equipe do Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) liberou ao mar 21 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) que foram resgatados ano passado, mas aguardavam a reabilitação total e o processo de muda das penas para que fossem liberados.

A soltura ocorreu na Praia do Moçambique, em Florianópolis, nesta terça-feira (30).

Aves foram soltas após reabilitação total | Foto Divulgação R3 Animal

 

Do total de aves, 10 haviam sido resgatadas pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Udesc, na região de Laguna, 2 pela equipe da Univille, na região de São Francisco do Sul, 3 pela equipe da Univali, 1 pelo Instituto Australis e 5 pela nossa equipe nas praias da Ilha de Santa Catarina.

A reabilitação foi realizada no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

A temporada de pinguins inicia no outono e vai até o início da primavera | Foto Divulgação R3 Animal

A temporada de pinguins inicia em meados do outono, quando esses animais começam a chegar em nossas praias, após uma longa jornada de migração desde a Patagônia Argentina, e vai até o início da primavera, quando inicia o retorno para suas colônias de origem.

Embora não estejamos no período de migração, é preferível liberar esses animais do que mantê-los mais tempo em cativeiro.

Fique atento

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.