Se você tem o desejo de estudar fora, nós recebemos uma dica do João Marcos – nosso antigo redator - que pode ser uma boa pra quem está pesquisando mais sobre o assunto.
Durante cinco dias da primeira semana de outubro, a Internet vai conectar o Brasil ao sonho do intercâmbio. Palestras com informações detalhadas sobre os melhores destinos para uma experiência internacional serão distribuídas em diferentes horários entre os dias 3 e 7 para que todos possam participar em tempo real da programação do 1º Congresso Online Intercâmbio de Sucesso.
Post-Bruno-jpg
No congresso, perguntas e respostas serão abertas para quem se inscrever no evento. Também haverá transmissão por redes sociais e o conteúdo será gravado para que ninguém perca qualquer detalhe. Tudo isso sem custo algum. A ideia de lançar esse projeto nasceu inspirada pelas dúvidas, desafios e encantamentos de intercambistas brasileiros depois de um tempo longe de casa.
Bruno Fraga, um dos organizadores do congresso, chegou à Irlanda em outubro 2014 para estudar inglês, mas depois disso passou oito meses viajando, conheceu 12 países, encontrou o que buscava para sua carreira profissional e sua vida pessoal. Agora, quer compartilhar isso com outros brasileiros. “Eu vi como o intercâmbio muda a nossa vida, nos faz crescer, conhecer pessoas e entender melhor o mundo. Quero poder mostrar isso a quem sequer um dia pensou em ter uma experiência assim. Eu recomendo para minha mãe, meus tios, minha avó”, diz ele.

O outro lado

Os custos de um intercâmbio também estão em pauta, já que o dinheiro costuma ser a principal barreira dos estudantes. “Todo mundo pensa que para fazer intercâmbio é preciso investir muito. Vamos fazer os cálculos no congresso, com todos os detalhes, e mostrar como estudar fora pode sair mais barato do que no Brasil”, acrescenta Bruno. Sorteios de cursos e passagens aéreas darão oportunidades para quem estiver realmente interessado em explorar o mundo.
IntercambioDeSucesso_Covers-Facebook
Nem tudo no exterior, no entanto, é perfeito. E o lado negativo de estar em um país diferente do seu será revelado através de histórias de quem encarou o desafio de não dominar o idioma, de vencer o preconceito, aceitar um trabalho de baixa qualificação e tantas outras situações comuns. O objetivo é apresentar a experiência da forma mais real possível e conectar pessoas que enfrentam os mesmo problemas. “No intercâmbio, você transforma frustração em força de vontade. Cheguei a trabalhar 14 horas por dia como auxilar de cozinha em um restaurante. Essa experiência me trouxe o dinheiro que precisava, experiência incríveis e amizades que levarei para a vida toda”, compartilha Lucas Xavier, que também cuida da programação do Congresso.

Participantes

Além dos palestrantes abaixo, o youtuber PC Siqueira e Cid, do site Não Salvo, farão participação especiais no congresso.
participantes congresso
A inscrição gratuita pode ser ser feita neste link.