Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Peixe do fim do mundo”: Peixe-Remo-Gigante é encontrado em praia australiana

Foto: Sybil robertson/Redes Sociais

Por: Pedro Leal

05/06/2025 - 17:06

Na segunda-feira (2), uma mulher australiana encontrou um peixe-remo-gigante (Regalecus glesne) nas praias da Tasmânia, na Austrália – a espécie é cercada de superstições e apelidada de “peixe do fim do mundo” ou “peixe terremoto” no Japão.

As informações são do The Guardian.

Apesar das superstições, as aparições do animal fora do seu habitat natural geralmente se deve à doenças ou morte iminente – o que não impediu elas de serem vistas como um “mau presságio” na Ásia maior.

Em janeiro um pescador brasileiro encontrou um exemplar da espécie encalhado em uma ilha no Espírito Santo; ele empurrou o peixe de volta ao mar.

O folclore japonês diz que o peixe-remo sobe à superfície para alertar as pessoas sobre desastres – rumores dizem que dezenas dos animais encalharam próximo a Fukushima antes do terremoto e tsunami de 2011.

O peixe-remo é uma espécie pelágica de águas profundas, vivendo entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície; as aparições dele fora desta faixa normalmente se devem a problemas de saúde do animal.

O avistamento desta segunda-feira foi feito por Sybil Robertson, que passeava com seu cachorro pela Ocean Beach, na Tasmânia – “Eu sabia que era algo incomum e estranho”, contou ela ao The Guardian.’

O animal encontrado por ela era um jovem, com cerca de 2,7 metros de comprimento – adultos podem chegar a 17 metros, o que faz do peixe-remo o maior peixe ósseo do planeta.

“Vi que era um peixe muito comprido, com uma bela coloração na cabeça e marcas fabulosas”, descreveu Roberston entrevista à emissora australiana ABC.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).