PC Siqueira está morto: estúdio de design jaraguaense participa da produção de livro sobre o youtuber

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/08/2016 - 13:08 - Atualizada em: 05/08/2016 - 08:42

Se você ainda tem dúvida que Jaraguá tem muita gente talentosa, esse é mais um post para te provar o contrário.

O youtuber PC Siqueira, seguido por mais de 2 milhões de pessoas no canal maspoxavida, lançou um livro em junho. E olha só que bacana: quem também estava participando da equipe envolvida no lançamento era o estúdio jaraguaense de design Firmorama.

O pessoal foi convidado para participar processo de criação do livro, produzindo a capa da obra. A elaboração começou por outubro de 2015, quando o livro, intitulado “PC Siqueira está morto”, começou a ser escrito. O convite veio pelo diretor de arte da Cia. Das Letras Alceu Chiesorin Nunes.

pc siqueira

Foto: Divulgação Firmorama

Para a criação, a equipe participou de uma reunião com PC Siqueira e também fez um ensaio fotográfico. O resultado foram duas opções de capas. Uma das alternativas virou uma estampa de camiseta.

Curiosidade na produção

A roupa que PC Siqueira usou foto de capa do seu livro não era dele, mas sim de Beto Shibata, sócio do Firmorama, que participou da direção criativa. “Na capa, nós queríamos algo sugestivo sobre a morte, mas nada muito mórbido. No dia, o PC não tinha levado um terno, que acreditávamos ser o ideal para a produção, então acabei buscando uma roupa minha em casa, por ser mais perto do local onde rolavam as fotos. Ele vestiu desde a minha camisa até meu sapato”, relembra.

Foto: Divulgação Firmorama

Foto: Divulgação Firmorama

Sobre o livro

A obra não é uma biografia, mas sim uma ficção baseada em alguns fatos reais. Escrito pelo jornalista Alexandre Matias, o livro é uma viagem pela cabeça de PC, que oscila entre a ficção e o real.

O livro reúne transcrições de arquivos digitais e analógicos que podem (ou não) ter pertencido ao ex-VJ da MTV. Nesses fragmentos, PC vive outras existências, revela episódios do seu passado, expõe seus medos e taras e brinca com os mitos que sempre cercaram sua personalidade.

Mais do que um retrato de um personagem, é um flagrante dos nossos tempos onde as fronteiras entre fama, realidade e internet se confundiram de vez. PC é ao mesmo tempo testemunha e protagonista dessa história.

Confira o vídeo que ele fez falando sobre o livro:

https://www.youtube.com/watch?v=Bjo7yQoCOns

Participação em outras obras

O estúdio também participou da produção do livro O Sensacional Livro Antitédio do Lucas Rangel. Nesta obra, a equipe esteve envolvida na produção da capa, assim como no projeto gráfico, produzindo ilustrações e a interatividade.

via GIPHY

O processo começou em novembro de 2015 e o livro foi lançado em maio. “A publicação demandou um envolvimento da equipe, pois é um livro com interação, jogos e com o intuito de também atingir um público mais jovem”, conta Beto.

Além disso, também tiveram participação na obra jaraguaense Eu Estendido, do autor Karlan Muniz.

Expectativas

Para Beto, a expectativa que surjam outros trabalhos no estilo para o estúdio é quase natural. “Quando a gente divulga, as pessoas começam a associar o nosso nome com esses trabalhos, então pode acontecer mais convites”, explica.

Bom, nem precisamos dizer que desejamos que venham mais trampos, não é? 😀