Paupitz: a história da pastelaria jaraguaense que faz mais de mil pastéis por dia!

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/11/2016 - 08:11

Se você já comeu um pastel em algum estabelecimento de Jaraguá do Sul (principalmente de palmito), você provavelmente terminou experimentando o pastel mais conhecido da cidade. Lanchonetes, postos de combustíveis, cantinas escolares, bares e outros lugares – precisamente 60, ao total – servem o delicioso salgado feito pela Pastelaria Paupitz. Sabia que a marca é uma tradição familiar, e já existe há mais de 30 anos?

Início

A história da pastelaria começou em 1970, com Heinz Paupitz, que apostou na demanda de mercado jaraguaense. No início, alguns dos primeiros clientes a receberem o produto foram o Bar Catharinense (clique aqui e conheça sua história), Ferraza Café e Bar e Restaurante e Lanchonete Dois Irmãos, por exemplo.

bar-catharinense

O histórico Bar Catharinense

Em meados de 1990, quem assume por completo o negócio é Walter Paupitz, 55 anos, seu filho. Porém, Walter sempre esteve ligado com a pastelaria. Ele contabiliza 38 anos trabalhando na empresa. Hoje, dos 60 locais de entrega, locais como posto Mime, Pérola, Marechal, Bar do Mário, Panificadora Pão Brasil, Panificadora Nosso Pão vendem o produto. Você certamente deve ter saboreado o seu pela primeira vez no colégio, quando a cantina ainda vendia o produto. 🙂

O clássico pastelzinho da Paupitz - Foto: Gabrielle Dias

O clássico e inconfundível pastelzinho da Paupitz – Foto: arquivo pessoal

Tudo em família

A empresa é mesmo familiar, já que além de Walter, sua esposa e dois filhos também fazem parte do negócio. “Nunca tivemos um funcionário que não fosse da família”, conta.

O pastel "redondinho", outra delícia - Foto: Gabrielle Dias

O pastel “redondinho”, outra delícia – Foto: arquivo pessoal

A rotina dos quatro é puxada, iniciando às 2h30 da manhã para a produção e terminando às 12h. Aos sábados, a produção também acontece até às 14h. Atualmente, são produzidos mil pastéis diariamente, mas segundo Walter é possível chegar a 1.500, o que ocorre quando o mercado está aquecido e há mais pedidos.

É MUITO pastel! - Foto: Gabrielle Dias

É MUITO pastel! – Foto: arquivo pessoal

É possível encontrar os pastéis nos sabores carne, frango e palmito. E além das entregas diárias nos estabelecimentos, a pastelaria também atende encomendas particulares.

Segredo da receita

Conforme Walter, o modo de fazer do pastel Paupitz é único, e o segredo está na massa, que é feita em casa. Segundo ele, o truque está no jeito de fazer e esticar ela. “Eu posso te dar a nossa receita, mas o pastel nunca vai sair igual”, finaliza com humor.

paupitz_04

A marca também aposta na variedade. Hoje, diversos tipos de salgadinhos são entregues sob encomenda para os clientes. – Foto: Gabrielle Dias


E ai, reconheceu o seu pastelzinho favorito? 🙂

Foto da capa: Rafael Verch