Paulo Vanin: grandes sonhos, planejamentos sólidos e execuções apaixonadas

Por: Elissandro Sutil

14/04/2017 - 13:04 - Atualizada em: 14/04/2017 - 13:25

Dono de quatro unidades da franquia Subway, com a quinta prestes a ser inaugurada em Guaramirim, proprietário de uma cafeteria e uma das cabeças pensantes de uma construtora, o empreendedor jaraguaense Paulo Henrique Vanin sempre foi um entusiasta dos negócios.

A primeira empresa, aberta quando ele tinha apenas 17 anos, já dava o tom inovador das iniciativas que viriam no futuro. Paulo, ainda estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, criou um site inédito de cobertura de fotos das baladas daquela região.

3-1

A ideia deu tão certo que ele precisou se afastar do negócio para que os compromissos de trabalho não atrapalhassem os estudos. Depois de formado, Paulo chegou a atuar na área em Recife/PE, mas voltou para o sul do país e encontrou um lar na equipe de marketing de produto e comercial da Tigre, em Joinville.

Lá, foram 10 anos de muito aprendizado e crescimento, que deram a base para que Paulo Vanin voltasse ao mundo do empreendedorismo. Em 2013, ele adquiriu a primeira unidade Subway, a maior franquia de alimentação do mundo, na cidade de Gaspar.

Hoje, Paulo comanda outras duas unidades da marca em Brusque, uma em Jaraguá do Sul, localizada na Havan da Avenida Prefeito Waldemar Grubba e abrirá uma unidade em Guaramirim em breve. “Hoje contamos com aproximadamente 40 funcionários e temos um público de mil pessoas por dia em todas as unidades”, comemora o empreendedor.

17965662_1322961327794338_390707894_n

Na Havan de Jaraguá do Sul também fica o Café Tortazza, negócio que veio como uma surpresa para Paulo. “Quando a Havan já estava em obras, me convidaram para começar um café aqui”, lembra. “Conversamos em dezembro e o café tinha que ficar pronto até março, quando a loja abriria as portas”, completa.

O desafio foi superado com sucesso e representou mais uma vitória no currículo do jaraguaense. Os obstáculos da vida empreendedora não são enfrentados sozinhos. Desde 2015, Cíntia, a esposa de Paulo, é responsável pelas questões de recursos humanos e administrativas dos negócios do marido. “Ela é o meu braço direito e o esquerdo também”, confessa.

Hoje, os dois moram em Blumenau por uma decisão estratégica. “A cidade fica no meio do caminho entre as unidades do Subway”, explica. Por conta disso, ele e a mulher precisam viajar bastante. “Em geral, rodamos mais de três mil quilômetros por mês”, contabiliza. “Costumamos dizer que o carro é o nosso escritório”, brinca.

A esposa de Paulo não é a única da família com quem o empreendedor mantém negócios. O irmão dele, arquiteto, é a outra metade de uma construtora que promete realizar o sonho da casa própria para muita gente em Guaramirim. O primeiro prédio da empresa deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2017.

“Este é um negócio que iniciou há alguns anos, mas precisou ficar parado por conta de burocracias”, comenta Paulo. “Agora conseguimos dar continuidade a essa empreitada e já contamos com novos terrenos para construir”, planeja.

17965201_1322961387794332_1978885960_n

Paulo destaca o apoio familiar como a dose de incentivo para enfrentar os riscos do mundo dos negócios. “Sem dúvida o privilégio de ter meus pais prontos para me incentivar a cada desafio, servem de energia para eu seguir investindo”.

Para o futuro, o empreendedor tem planos de abrir ao menos outra nova operação Subway e tirar do papel seu novo sonho: uma start up no ramo. Quem está pensando em começar um novo negócio pode se inspirar nos conselhos de Paulo.

“Para que uma empresa dê certo, é preciso sonhar grande, sem limites, e ter muito otimismo na ideia”, afirma. “Depois, deve-se criar um planejamento que cubra tudo o que pode dar errado com a ideia”, avisa. “Por último, o empreendedor precisa de muita paixão e entusiasmo na execução do plano”, finaliza.

Foi com esta receita e com o amparo de equipes competentes que Paulo Henrique Vanin conquistou uma rede sólida de negócios que não para de crescer. As empresas dele geram empregos e movimentam a economia, contribuindo para um cenário pós-crise favorável para todos.

Uma nova opção de gastronomia para Guaramirim

A quinta unidade Subway de Paulo será inaugurada em Guaramirim no mês de junho. Ela é o presente de comemoração dos quatro anos de abertura da primeira loja da franquia comprada pelo empreendedor.

A Subway de Guaramirim ficará localizado na Rua 28 de Agosto, próximo ao Banco do Brasil e ao Itaú. Este é o primeiro restaurante da rede na cidade e promete ser uma opção de gastronomia especial para os guaramirenses.

IMG_2471 (1)

“A cidade é carente de opções quando o assunto é sair para comer”, acredita Paulo. “Com este novo empreendimento, a população de Guaramirim terá acesso a uma gastronomia mais elaborada e com preços bastante acessíveis”, garante.

 Veja mais no site Empreendedores Destaque.