Atualmente, Android e iOS são os sistemas operacionais mais populares do mundo. Está para nascer um sistema que consiga competir de igual para igual com a praticidade desses dois rivais.

Entretanto, justamente por serem rivais, os sistemas limitam certas operações que poderiam ser úteis para comunicar telefones ou utilizar recursos de um Android num iPhone.

Isso torna-se aparente especialmente quando compramos um iPhone novo e queremos transferir dados a partir de um Android antigo.

A transferência de dados do Android para o iPhone, tradicionalmente, pode ser chamada de tudo – menos de simples. Em alguns casos, é necessário reiniciar o iPhone, perdendo todos os dados nele, para concluir o processo – para poder usar o aplicativo Move to iOS.

Por outro lado, para passar dados do iPhone para o Android, muitas pessoas utilizam o Google Drive como solução. É uma opção frequentemente utilizada, mas não é perfeita.

A cópia de segurança pode demorar horas para se concluir e as mensagens SMS ficam para traz no iPhone – a menos que sejam transferidas manualmente depois.

Felizmente, uma ferramenta chegou ao mercado digital para unir as tribos rivais e promover uma grande dança comunicativa em volta da fogueira da paz – conheça MobileTrans.

As funções de MobileTrans

MobileTrans é um programa desenvolvido pela conceituada empresa de tecnologia chinesa Wondershare. Seu propósito é simples e nem por isso menos nobre: facilitar a conexão e a transferência de dados entre celulares e computadores.

O programa é leve e está disponível para computadores de mesa Windows ou Mac OS.

MobileTrans é inovador porque transpõe as barreiras de comunicação de dados entre celulares Android e iPhone e facilita transferir arquivos de smartphones antigos para novos.

Não apenas isso, mas o programa reconhece os programas e os lista por tipo antes da transferência. Dessa maneira, o usuário pode fazer a mudança de seus arquivos de maneira seletiva e prática.

As principais operações de MobileTrans são quatro:

  • Transferência entre telefones – O foco deste artigo, essa função permite passar, de um celular para outro, contatos, fotos, mensagens de texto e voz, vídeos e outros arquivos de modo rápido e seguro.
  • Transferência de dados de WhatsApp – Mais eficiente que usar armazenamentos em nuvem ou transferências manuais, essa função de MobileTrans consegue resumir em poucos passos o processo de passar todos os dados de WhatsApp entre celulares.
  • Cópia de segurança – Trata-se do conhecido backup: todos precisamos de uma cópia de segurança para nossos arquivos se não quisermos correr o risco de perdê-los para sempre! Se pode ser feito de maneira concisa e segura, então melhor – é exatamente esse o caso.
  • Restauração – Assim como a divisão é a operação reversa da multiplicação, essa é a operação reversa da cópia de segurança. Ou seja, é por meio dela que você pode

O aspecto mais fascinante de MobileTrans é oferecer, mediante assinaturas de preços reduzidos, recursos para modelos variados de telefones e computadores. A quantidade de marcas de celulares é maior a cada dia. Cada aparelho traz suas peculiaridades, vantagens e limitações.

De fato, alguns sistemas operacionais mal são compatíveis com versões antigas desenvolvidas pela mesma empresa!

MobileTrans é a ferramenta digital que fala a língua de todos os telefones e organiza o “diálogo” entre as partes. O processo é automático, porém seletivo. Você seleciona os arquivos e deixa as máquinas se entenderem – e isso é um serviço valioso, sem paralelos.

Guia de transferência MobileTrans de Android para iPhone

Falar é fácil, o duro é mostrar serviço. Por isso, MobileTrans mata a cobra e mostra o pau: o seguinte guia destrincha em poucos passos como o programa realmente facilita a transferência de dados de um telefone antigo para um novo – inclusive entre Androids e iPhones.

Passo 1: Instalação básica

Para começar o processo de transferência, você vai querer ter à mão o telefone antigo e o novo. Além disso, um computador de mesa, no qual deverá instalar o MobileTrans. Você pode encontrar o programa no site da MobileTrans.

Conecte os celulares ao computador e inicialize o MobileTrans. Você verá que o menu inicial é bastante claro, com poucas opções – selecione aquela de transferir dados entre celulares.

Passo 2: Configurando a transferência

A página de transferência se abrirá. Observe que há o desenho de um telefone na esquerda e outro na direita: o da esquerda é a origem dos dados; o da direita, o destino. Ou seja, os dados são transferidos daquele da esquerda para o da direita. Caso queira inverter os telefones, clique no botão “Inverter”.

Com a ordem dos telefones correta, preste atenção no campo central da tela: nele, serão listados os tipos de arquivo presentes no telefone da esquerda.

Passo 3:

No campo central da tela, escolha quais tipos de arquivo você deseja transferir para o novo smartphone. Feita a escolha, basta apertar o botão “Iniciar” para iniciar o envio de informações. Certifique-se de não desconectar ou desligar celulares e computador até que o processo termine.

Caso observe que alguns arquivos não podem ser transferidos, consulte a página de assinaturas de MobileTrans. Por mais abrangente que seja o programa, pode haver alguma variação em suas funcionalidades.