Um incidente inusitado e até perigoso aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13): uma coxinha de frango explodiu na boca de um cliente, causando queimaduras superficiais em seu rosto. O episódio foi registrado por câmeras de segurança e rapidamente se espalhou nas redes sociais, gerando uma série de especulações sobre o que pode ter causado esse fenômeno.
O cliente, que estava comendo uma coxinha recém-servida, levou um susto quando, ao dar a primeira mordida, a massa do salgado se rompeu de forma violenta, liberando vapor quente e pedaços do alimento para todos os lados. A explosão foi tão intensa que algumas partes da coxinha chegaram até o teto, com alguns pedaços ficando espalhados pelo balcão e pia do bar.
O proprietário do bar, Christian de Souza Amaral explicou que o cliente sofreu queimaduras superficiais no rosto devido à alta temperatura do salgado, mas que recebeu os primeiros socorros imediatamente e foi orientado a procurar um médico. No dia seguinte, ele voltou ao estabelecimento para garantir que estava bem, apesar do susto.
Ver essa foto no Instagram
Para entender o que causou a explosão da coxinha, é importante considerar o processo de fabricação do salgado. Um dos motivos mais prováveis para o incidente é a presença de um bolsão de ar preso entre o recheio e a massa durante a preparação. Esse ar, ao ser aquecido durante a fritura, pode expandir-se rapidamente, gerando uma pressão interna.
A massa da coxinha, que é feita com farinha de trigo e tem boa elasticidade devido ao glúten, pode suportar uma certa pressão. Contudo, quando a coxinha é mordida, a pressão interna é liberada de forma repentina, causando a “explosão” do salgado.
Cuidados ao comer coxinhas quentes
Apesar de raros, incidentes como o ocorrido no bar de Curitiba podem ser evitados com um maior cuidado no preparo e consumo dos salgados fritos. Se você gosta de coxinhas ou outros alimentos fritos, lembre-se de sempre verificar a temperatura e, se necessário, abrir o salgado antes de dar a primeira mordida para evitar surpresas desagradáveis.