Para o Instagram: 4 dicas de Raphael Günther para deixar suas fotos ainda melhores

Por: Elissandro Sutil

29/02/2016 - 11:02 - Atualizada em: 29/02/2016 - 12:05

As fotos eternizam momentos, sorrisos, paisagens e até sentimentos, e poder compartilhar isso com quem nos rodeia torna a atividade de fotografar ainda mais prazerosa. Hoje em dia, com os aplicativos voltados à fotografia, a coisa ficou ainda melhor e mais dinâmica.

Sempre que dá vontade de postar alguma foto no Instagram, o pensamento que vem é se ela poderia ser melhor. Apesar de os filtros disponíveis no aplicativo ajudarem muito, algumas dicas sempre são válidas para dar aquela “incrementada”.

3

Pra te ajudar, quem compartilhou dicas e orientações muito bacanas aos apaixonados pelo mundo das lentes foi o fotógrafo jaraguaense Raphael Günther, no seu site. Ele estabeleceu quatro etapas para melhorar a fotografia com o smartphone, trazendo o exercício constante da técnica fotográfica e da expressividade artística.

2

Pensando no aspecto técnico, ele elencou o seu processo fotográfico com o smartphone e o Instagram nas seguintes etapas, usando os seguintes aplicativos:

#1 Camera+, que utilizo para fotografar. Ele possibilita a separação de foco e medição de luz, enquanto o app nativo do iPhone não. Esse recurso é essencial para exercer a expressividade e não ficar restrito ao “automático” que a câmera impõe; (Download para iOS)

#2 Snapseed, um app de edição que utilizo para correção de perspectiva, realces de nitidez e ajustes pontuais; (Download para iOS e Android)

#3 VSCO Cam, para definir a tonalidade e coloração final da fotografia. Através de muitos “filtros” que remetem aos filmes e cromos da fotografia analógica, faço uma experimentação que sempre achei interessante na Fotografia com smartphones e tbm saio daquela estética neutra dos arquivos “sem filtro”; (Dowload para iOS e Android)

#4 Whitagram, através do qual exporto as fotografias para compartilhamento no Instagram. Esse app tem por função aplicar bordas nas fotografias, deixando-as no formato original em que foram pensadas (4:3, 3:2, 16:9 etc), mas mantendo o padrão 1:1 (quadrado), simbólico do Instagram. (Download para iOS)

Quer acompanhar o trabalho dele? No Instagram as postagens estão no instagram.com/raphaelgunther.

4

Vale a pena!

Fotos: Raphael Günther