Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pai brasileiro “previu” criação do Instagram nos anos 90; entenda

Foto: Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/01/2025 - 13:01 - Atualizada em: 24/01/2025 - 15:11

Antes mesmo da existência do Instagram, o brasileiro Eli Tukamoto já havia idealizado algo semelhante ao documentar a infância de sua filha de maneira única e detalhada. Em 1990, o paranaense, hoje com 55 anos, desenvolveu um projeto que poderia ser descrito como um verdadeiro “Instagram analógico”.

Eli criou álbuns de fotos familiares com legendas precisas, marcações e localizações, tudo feito manualmente. O objetivo era registrar não apenas imagens, mas também os detalhes de cada momento para que as memórias pudessem ser revividas no futuro. Parece familiar, não é?

Como Tudo Começou

A ideia surgiu de uma experiência pessoal. Eli, que tinha apenas quatro fotos de sua infância, decidiu que seus filhos não passariam pela mesma falta de registros. Ele revelou que, ao desenvolver os 71 álbuns, buscava documentar tudo o que considerava importante, incluindo o contexto de cada foto, hábitos da filha Bruna Tukamoto, e até mesmo as refeições consumidas.

Um exemplo claro dessa dedicação está em uma foto de Bruna, com apenas 1 ano, segurando uma escova. Ao lado da imagem, a descrição detalhava:

Foto: Reprodução

A cada dois meses, Eli revelava os filmes fotográficos e, em parceria com sua esposa, recordava os detalhes dos momentos registrados para escrever legendas completas. Apesar do trabalho manual, ele descreveu o processo como algo prazeroso:

Bruna Tukamoto, agora com 28 anos, compartilhou os álbuns no Instagram e rapidamente chamou a atenção de seus seguidores. A dedicação criativa de seu pai não só impressionou o público, como também reforçou o valor dessas memórias cuidadosamente preservadas.

Foto: Reprodução

Com informações do Só Notícia Boa

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).