Nesta semana, a organização da Osterfest definiu o estilo que irá estampar o maior ovo de Páscoa decorado do mundo durante a edição de 2021, marcada para ocorrer entre os dias 11 de fevereiro e 4 de abril, no Centro Cultural de Pomerode.

A técnica Bauernmalerei, ou "Pintura Camponesa" em alemão, é famosa por seus temas da natureza e pelas pinceladas espessas. O estilo retrata, principalmente, rosas, tulipas, margaridas e plantas europeias, além de pássaros e outros elementos do cotidiano, sendo uma manifestação cultural nascida no século 17.

Trazida ao Brasil pela imigração alemã, a técnica está presente em quase todas as regiões de influência germânica. Apesar da definição do estilo, o desenho e o artista responsável ainda serão escolhidos pela comissão organizadora.

 

“O Bauernmalerei foi criado pelos camponeses, que buscavam dar vida aos seus móveis e objetos decorativos buscando uma aura campestre e romântica. Para o ovo gigante da Osterfest 2021, a escolha pelo estilo vem ao encontro de preservar nossas tradições e valorizar a arte e o artesanato alemães”, revela Mani Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip).

 

 

Em 2021, a Osterfest, além de ter seu calendário ampliado, também traz novidades, a exemplo da Eier Parade (Parada de Ovos). Inspirada na Cow Parade (Parada das Vacas) - exposição de arte pública internacional apresentada nas principais cidades do mundo, os organizadores do evento vão convidar artistas locais e outros de renome estadual e nacional para pintar ovos de 2,5 metros, que serão colocados em diversos locais de Pomerode.

Festa suspensa em 2020

Considerada a maior festa de Páscoa do Brasil, a Osterfest teve que ser suspensa neste ano, seis dias após começar, em consequência do surgimento de casos da Covid-19 em Santa Catarina. Para a edição de 2020, o maior ovo decorado do mundo estampou um desenho produzido pelo renomado artista plástico Romero Britto.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul