Oscar dos quadrinhos nacionais indica criação joinvilense

Divulgação

Por: Rubens Herbst

08/08/2018 - 09:08 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:11

No ano em que chega a sua 30ª edição, o Troféu HQ Mix – considerado o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros – indica um trabalho feito em Joinville. Criada em 2009 e publicada regularmente na internet desde 2012, “Blue e os Gatos”, de Paulo Kielwagen, foi indicada na categoria Web Tiras.

O anúncio dos concorrentes (escolhidos por especialistas da área) foi feito nesta terça (7), e a premiação está marcada para 16 de setembro, em São Paulo.

“Cara, foi uma surpresa de verdade. É legal aparecer nesse projeto. Parece que pontua o bom trabalho venho fazendo. Estou no meio de vários artistas que admiro e muitos deles são meus amigos”, comemora Paulo, que já venceu o Troféu Ângelo Agostini em 2014 e participa regularmente de grandes eventos como a CCXP, FIQ e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Mas esta não é a estreia de Kielwagen no HQ Mix. No ano passado, seu livro “Páginas em Branco” foi indicado em duas categorias.

Em 2007, ele era um dos artistas presentes na revista do Menino Caranguejo que ganhou como melhor produção independente de autor no prêmio.

A indicação chega no momento em que Kielwagen se encontra em busca de recursos para colocar na rua seu quinto livro, “Blue – Esmagatinho”, o terceiro com as aventuras de Blue e seus amigos.

Mais uma vez ele contará com tiras que não foram publicadas fora da internet e uma história inédita, inspirada na relação da filha do artista com seus dois felinos de estimação.

“Esmagatinho é um termo inventado que usamos bastante quando nos referimos a abraçar nossos gatos”, diz Paulo.

A campanha de financiamento coletivo no site Catarse (aqui) para imprimir o livro segue por mais um mês.

Quer receber as notícias no WhatsApp?