Os EUA vão investigar o que você posta no Facebook para liberar o seu visto!

Por: Elissandro Sutil

04/04/2018 - 12:04

Os Estados Unidos pretendem tornar obrigatória a apresentação de perfis em redes sociais para aqueles que solicitarem visto para entrar no país norte-americano.

A Administração do presidente Donald Trump estudava incorporar tal exigência aos estrangeiros que solicitassem visto de imigração. No entanto, na última sexta-feira (30), o governo apresentou um plano que visa estender a medida a todos, independente do motivo e da duração da viagem.

Sob essa nova proposta, visitantes que quiserem viajar ao país deverão informar sobre todos os perfis que tiveram nas redes sociais nos últimos cinco anos, um número que pode chegar a 20 plataformas, que vão desde o Facebook, Twitter, Instagram a LinkedIn e Flickr.

E não somente isso, o governo pretende exigir também endereços postais, eletrônicos e números de telefones usados nos cinco anos anteriores ao pedido de visto. A exceção cabe a diplomatas e aos viajantes que não precisam de visto.

A medida é polêmica e levantou preocupações de associações pela defesa dos direitos civis, que defendem que tal exigência limitaria a liberdade de expressão de cidadãos.

Fonte: IDG Now