Santa Catarina recebe uma turnê inédita da orquestra italiana Ars Cantus a partir do dia 31 de julho – no roteiro, está Jaraguá do Sul, que recebe a orquestra no dia 4 de agosto.
A orquestra e coro sinfônico italianos inicia a turnê no dia 31 de julho, na Igreja Luterana do Centro, em Brusque.
Orquestra de Baterias de Florianópolis retorna ao Largo da Catedral
O concerto integra a programação oficial do Festinver 2025 e comemora os 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina.
149 anos e muitos talentos: a origem de eventos que fazem história em Jaraguá do Sul
Confira a agenda de apresentações da orquestra italiana
- Brusque: quinta-feira, 31 de julho de 2025 , às 19h30 na Igreja Luterana. Endereço: Rua Pastor Sandrescky, Centro;
- Gaspar: sexta-feira, 1º de agosto de 2025, às 20h na Paróquia São Pedro Apóstolo. Endereço: Rua Coronel Aristiliano Ramos,595, Centro;
- Blumenau: sábado, 2 de agosto, às 19h30 no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. Endereço: Rua 15 de Novembro, 161, Centro;
- Nova Trento: domingo, 3 de agosto, às 14h, no Palco Principal31, Incanto Trentino, no Centro de eventos Cremilda Tridapalli. Endereço: Rua dos Imigrantes, Centro;
- Jaraguá Do Sul: segunda-feira, 4 de agosto, 19h30, no SCAR Centro Cultural. Endereço: Rua Jorge Czerniewiecz, 160.
Além de Santa Catarina, a turnê inclui uma apresentação no Paraná, em Curitiba na terça-feira, 5 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Ítalo-brasileiro Dante Alighieri (Salão de Eventos), na Rua Desembargador Wetsphalen,15, Centro.
Diretamente de Varese, na Lombardia, Itália, o grupo traz um repertório que une tradição e diversidade, sob a regência do maestro Giovanni Tenti. No programa, obras consagradas de compositores como Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, além de peças sacras, músicas brasileiras e clássicos da cultura pop.
Com mais de 700 apresentações realizadas em países como Itália, Áustria, França, Suíça e Rússia, a Ars Cantus já passou por palcos de prestígio mundial, como a Sala D’Oro do Musikverein, em Viena, e a catedral de Notre Dame de Genebra. A trajetória do grupo também inclui 14 CDs, 9 DVDs e participações em rádios e TVs internacionais, incluindo a RAI.
O maestro Giovanni Tenti, natural de Tradate, é formado pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão em Piano, Órgão, Composição e Direção Coral. Desde a fundação da Ars Cantus, ele lidera o grupo e mantém laços culturais com o Brasil, especialmente com Santa Catarina.
A turnê é uma realização da Prefeitura de Gaspar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Unifebe, Consulado Geral da Itália em Curitiba e do Cavaliere della Repubblica Italiana Márcio Fumagalli, com apoio de diversos parceiros culturais.