Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Obra pública emperrada há 7 anos é finalizada em 48 horas – mas não por humanos

Foto: Mundo Animal/Reprodução

Por: Priscila Horvat

10/02/2025 - 18:02 - Atualizada em: 10/02/2025 - 18:27

Uma colônia de castores na República Tcheca conseguiu, em apenas dois dias, o que as autoridades locais tentavam há sete anos: restaurar zonas úmidas no Parque Natural de Brdy.

O projeto oficial, iniciado em 2018, previu a construção de barragens para evitar inundações e recuperar o ecossistema, mas esbarrou em entraves burocráticos e na demora para obter licenças, com um custo estimado em 1,2 milhão de euros.

Enquanto o governo não avançava, os castores ergueram barragens naturais nos pontos exatos onde a obra seria feita. A estrutura se mostrou sólida e eficaz, superando as expectativas humanas.

“Os castores sempre sabem mais. Os locais onde constroem as barragens são escolhidos com precisão adequada, melhor do que quando as projetamos no papel”, afirmou Jaroslav Obermajer, diretor regional da Agência Tcheca de Proteção da Natureza.

Além de solucionar o problema das inundações, as barragens naturais foram descobertas para a recuperação ambiental, criando habitats ideais para diversas espécies, como rãs, caranguejos e aves.

O episódio reforça o papel dos castores como “engenheiros do ecossistema”, uma vez que suas construções ajudam a regular o fluxo de água, previnem incêndios florestais e capturam carbono.

A intervenção dos castores destaca a eficiência das soluções naturais em comparação com os processos humanos, muitas vezes lentos e burocráticos.

“Os castores se adiantaram e nos pouparam 30 milhões. As barragens foram construídas sem documentação alguma e de forma totalmente gratuita”, comentou Bohumil Fišer, diretor do Parque Natural de Brdy.

Os castores são roedores semi-aquáticos que usam pedras, lama e madeira para represar riachos. Isso cria pântanos conhecidos como “lagos de castores”, que os animais usam como fontes de alimento, bem como proteção contra predadores.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.