O último beijo do gordo: depois de 16 anos, Programa do Jô chega ao fim nesta sexta

Por: Elissandro Sutil

16/12/2016 - 10:12 - Atualizada em: 16/12/2016 - 10:31

É nessa sexta-feira (16) que acontece o último bate-papo no sofá e o gole final na famosa caneca na bancada, seguido das tão amadas piadas espirituosas. A partir da 0h45min, o Brasil vai acompanhar o fim do Programa do Jô, late show exibido pela TV Globo há 16 anos. E a última conversa será com o cartunista Ziraldo.

Em fevereiro, a emissora e o apresentador já haviam anunciado o fim da produção que se tornou o principal talk-show da televisão brasileira. Por isso, a temporada 2016 se desenrolou em clima de despedida.

As entrevistas destaque deste ano ficaram a cargo do apresentador Faustão, que esteve no programa pela primeira vez, e do músico Roberto Carlos – o último bate-papo com o Rei havia ocorrido em 2011. Jô também tentou de todos os jeitos trazer Silvio Santos para seu sofá na última temporada, porém, ouviu um não como resposta. 🙁

Mas a trajetória foi longa e com convidados de prestígio. Em 1988, o apresentador passou a comandar o Jô Soares onze e meia no SBT, talk-show que trouxe para o país o formato consagrado nos programas norte-americanos. Ali, entrevistou nomes como o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e Bill Gates, fundador da Microsoft. Em 2000, estreou na Globo o Programa do Jô, seguindo os moldes do talk-show precursor e mantendo o alto nível dos bate-papos.

Marcas registradas do apresentador, a veia cômica e os comentários irônicos revelam as origens de sua carreira na TV. Ele surgiu no humor, ainda na década de 1960, e se consolidou no gênero com o passar dos anos: é lembrado por trabalhos como Família Trapo (Record, 1967), Faça humor, não faça guerra (Globo, 1970), Satiricom (Globo, 1973), Viva o Gordo (Globo, 1981) e Veja o Gordo (SBT, 1988).

A cadeira deixada por Jô na Globo será ocupada por Pedro Bial, que deve estrear um novo programa em abril de 2017, na mesma faixa horária.

CURIOSIDADES

– O apresentador entrevistou mais de 14 mil pessoas apenas no Programa do Jô

– Mais de 500 mil pessoas participaram da plateia dos talk-shows de Jô, e mais de 4 mil musicais foram apresentados nas mais de duas décadas de programas.

– Os entrevistados do primeiro Programa do Jô, na Globo, em 2000, foram o ator Tarcísio Meira, Dida, então goleiro da Seleção Brasileira, e a cantora Marisa Monte.

Fonte: Zero Hora
Foto: Foto: Ramón Vasconcelos/Globo/Divulgação