O sonho de uma jovem blumenauense de mudar o mundo pela educação

Foto Arquivo Pessoal

Por: Giulia Venutti

31/05/2019 - 11:05 - Atualizada em: 31/05/2019 - 11:34

Movida pela vontade de querer mudar a educação! É dessa forma que Camila Ceruti dos Santos, 18 anos, se sente todos os dias ao acordar. Uma menina de família simples que frequentou escolas públicas de Blumenau e que nunca deixou que nada limitasse os seus anseios.

Esforçada e com o desejo de se tornar médica, sempre teve as melhores notas da turma. E é na educação que reside o seu principal sonho: mudar a realidade do país por meio dos livros. Desde a 7ª série, Camila se engaja em trabalhos voluntários e sociais, colocando em prática aquilo que sempre gostou de fazer, ajudar o próximo.

Foto Arquivo Pessoal

No ano passado, Camila chegou a ficar em segundo lugar na colocação geral do estado no Programa Jovem Senador. Além disso, a estudante foi uma das escolhidas entre mais de 17 mil alunos de escolas públicas no Brasil para o Programa Jovens Embaixadores 2019. O feito possibilitou que a jovem passasse um período de aprendizado no início desse ano em Washington, nos Estados Unidos.

Todas suas conquistas foram fruto apenas de duas coisas: do seu esforço e de sua dedicação. E dessa vez, não foi diferente. A estudante se candidatou e, entre toda a América Latina, foi uma das classificadas para o intercâmbio Latin American Leadership Academy 2019 (L.A.L.A.) com uma bolsa parcial. Por ter sido selecionada, ela irá no final de junho para o México, onde ficará por uma semana e terá a oportunidade de aprender novas técnicas de liderança.

“A sensação de ter sido escolhida foi indescritível, pois depois que participei dos Jovens Embaixadores, voltei com uma consciência totalmente diferente, com outros pensamentos e com muito mais vontade de poder fazer a diferença e mudar”, destaca Camila.

Foto Arquivo Pessoal

No entanto, desta vez, Camila precisa de ajuda. Devido as suas condições financeiras, ela necessita de auxílio para complementar a bolsa conquistada e os demais custos da ida ao México. “A bolsa não cobre totalmente os custos da passagem e do curso”, relata.

Para ela, todo esse esforço e dedicação valem a pena, pois além de obter muito conhecimento, pode reverter isso para a comunidade. “Em março, fui para Curitiba (PR) a convite de uma coach que conheço, para ser palestrante em um evento patrocinado pela NASA. Tudo isso estou trazendo de volta para a comunidade, fazendo o meu máximo para inspirar ainda mais outros jovens”.

Foto Arquivo Pessoal

Camila possui projetos de levar para as escolas de Blumenau a possibilidade dos jovens participarem de intercâmbios. “Encontramos tantas dificuldade no país, principalmente na educação. Quando você dá essa oportunidade aos jovens, eles querem participar, e é por isso que quero levar para as escolas. Nós podemos sim fazer a diferença pela educação”, destaca.

Se você quer ajudá-la a fazer a diferença, basta acessar a vaquinha online e fazer a doação do valor que desejar. Não importa se for R$ 2 ou R$ 20, o que realmente importa é a nossa vontade de fazer a diferença na vida do próximo com pequenas atitudes.

“Vemos hoje tantas briga por causa de partido político e, sinceramente, isso não importa. O que importa é o que você está fazendo pelo próximo, o amor que você está dedicando para todas essas atividades, a sua determinação para fazer a diferença! Sempre pensando no seu futuro e no futuro do planeta”, finaliza Camila.

Quer receber as notícias no WhatsApp?