O que esperar das Festas de Outubro deste ano em Santa Catarina?

Veja o que te aguarda no mês de outubro | Foto Divulgação/Oktoberfest

Por: Elissandro Sutil

25/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 25/09/2018 - 14:15

Outubro é o mês em que Santa Catarina celebra as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias.

As festas típicas, conhecidas no Brasil e no mundo, atraem milhões de visitantes todos os anos. Os turistas e os catarinenses se reúnem para aproveitar o melhor da dança, da música e da comida típica.

Para que você não perca nada, montamos uma lista com as melhores festas de outubro e contamos as grandes novidades de cada evento. Olha só!

Fenarreco em Brusque

Criada para celebrar o tradicional “Ente mit Rotkohl”, marreco recheado com repolho roxo, a Fenarreco também reúne outros pratos da culinária alemã, chope, música e danças típicas.

Neste ano, a festa acontece entre os dias 4 e 14 de outubro.

A Fenarreco de 2018 contará com shows de bandas típicas e terá entrada é gratuita todos os dias até às 17h.

Após este horário, o valor da entrada é de R$ 25. Idosos com idade acima de 65 anos, estudantes com carteirinha e pessoas com trajes típicos pagam meia entrada.

Confira a programação completa.

Festa do Imigrante em Timbó

A Festa do Imigrante foi criada para comemorar o aniversário de colonização de Timbó, fundado no dia 12 de outubro de 1869, além de resgatar e preservar as tradições dos colonizadores da cidade.

Neste ano, o evento acontece de 11 a 14 de outubro.

A edição de 2018 contará com muitos bailes e promete dar um show em gastronomia. Pratos típicos alemães e italianos, cafés coloniais e churrascos não deixarão ninguém de barriga vazia.

Confira a programação completa.

Oktoberfest em Blumenau

A primeira edição da Oktoberfest foi realizada em 1984 e, desde então, a festa se tornou o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.

A edição deste ano será realizada entre 3 e 21 de outubro e reúne as tradicionais competições de chopp em metro e o concurso de Fritz e Frida.

Os ingressos da Oktoberfest 2018 já estão à venda e neste ano, o evento contará com um sistema de pagamento via pulseira que pode ser recarregada online.

Como de costume, a Oktober rola no Parque Vila Germânica.

Confira a programação completa.

Schützenfest em Jaraguá do Sul

Até 2015, a Schützenfest acontecia em outubro, mas para fugir da competição com outras festividades da época, o evento foi transferido para novembro.

A Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul será realizada entre os dias entre os dias 8 e 18 de novembro. Serão 11 dias de muita música, dança, comida boa e, claro, muita cerveja gelada!

Confira a programação completa.

Tirolerfest em Treze Tílias

A Tirolerfest comemora o aniversário de Treze Tílias e celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica.

Neste ano, a festa será realizada de 10 a 14 de outubro, no Parque de Exposições Pe. Johann Otto Küng. Serão cinco dias de festa que contarão com muita dança e muita comida típica da região.

Clique aqui e veja a programação completa.

Bierville em Joinville

A festa alemã de Joinville acontece de 11 a 14 de outubro na Expoville. A grande novidade do evento neste ano é o estacionamento gratuito para visitantes da festa e entrada gratuita durante o almoço dos dias 12 e 13.

Grupos folclóricos e bandas de música alemã completam a programação cultural da festa. Para quem gosta de comida boa, a Bierville vai contar com muitas opções no espaço de alimentação.

Confira a programação completa.

Marejada em Itajaí

A Marejada é a maior festa de pescado do Brasil e vai contar com muitas opções musicais e gastronômicas. Em 2018, a festa acontece entre 4 e 14 de outubro.

Dentre os shows confirmados, estão o da banda Dazaranha e do grupo Sambatop. A expectativa da organização é superar os 220 mil visitantes de 2017 e atingir um público de 250 mil pessoas.

Confira a programação completa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?