O que é o TravaZap, mecanismo criado por brasileiros que tem atormentado usuários do WhatsApp

Por: Elissandro Sutil

18/11/2021 - 15:11

Nos últimos meses um problema no WhatsApp conhecido como “Trava Zap” atormentou diversos usuários. Se trata de uma mensagem com uma série de códigos aleatórios que congelam o WhatsApp do destinatário repetidas vezes.

A forma mais comum de solucionar o problema é desinstalar o app do dispositivo e instalá-lo novamente, porém, isso pode resultar na perda do histórico de mensagens e de informações importantes armazenadas no celular.

Os atingidos são os usuários de Android e de iPhone (iOS). Em celulares mais antigos, o problema pode congelar o aparelho por completo, sendo preciso reiniciar o sistema do dispositivo ao estado original, procedimento conhecido como “formatar o smartphone”.

É importante destacar que enviar o Trava Zap é considerado crime, segundo a lei nº 14.155/2021, podendo gerar pena de até oito anos de prisão.

O que é?

O Trava Zap é uma mensagem com vários caracteres aleatórios que fazem o app travar e fechar diversas vezes.

Os textos são feitos de maneira proposital para impedir que alguém utilize o aplicativo.

Desta forma, ao receber uma dessas mensagens, o WhatsApp tenta renderizar o texto e acaba travando. A forma mais fácil de solucionar o problema é desinstalar e instalar novamente o app, porém, pode acabar perdendo todas as conversas que não estejam em um backup.

Além de mensagens escritas, o Trava Zap pode ser enviado como cartão de contato.

Surgiu no Brasil

Em entrevista ao site americano TechRadar, o especialista em privacidade digital Ray Walsh explicou que o “Trava Zap” foi produzido no Brasil, mas se espalhou pelo restante do mundo.

O WABetaInfo, famoso por divulgar os conteúdos do WhatsApp, explica que os códigos maliciosos são compartilhados em grupos secretos no próprio WhatsApp ou em fóruns online.

O site também alerta para as pessoas não compartilharem o código mesmo que de brincadeira, pois corre o risco de “destruir a sua experiência no WhatsApp”.

Mods do WhatsApp protegem contra o Trava Zap?

Ainda de acordo com o WABetaInfo, os usuários que modificaram o WhatsApp alegam que os APKs não-oficiais possuem uma ferramenta “anti-travamento”, o que evitaria os problemas com o Trava Zap.

Porém, essas versões modificadas do aplicativo não são autorizadas pela empresa e podem apresentar potenciais riscos de privacidade e segurança aos usuários. Isto porque o APK não é oficial e por isso não é possível saber se o app segue os protocolos de segurança do WhatsApp original.

Compartilhar o Trava Zap é crime?

Em entrevista ao TechTudo, a advogada Carla Rahal Benedetti, do escritório Viseu Advogados, explicou que mandar Trava Zap pode ser considerado um crime cibernético, pois tem o “objetivo causar um dano, seja ele material, como danificar o aplicativo ou o celular, ou ainda com o objetivo de incomodar uma pessoa, podendo caracterizar crimes contra a honra ou cyberbullying, de modo que algumas mensagens são hostis e ofensivas”.

A pena para crimes por meio de dispositivos eletrônicos, como o Trava Zap, pode chegar a oito anos de prisão.

O WhatsApp vai consertar o erro?

A empresa ainda não liberou nenhuma atualização para resolver o erro. Nos iPhones, foi lançada uma ferramenta de segurança que protege o aplicativo de códigos como o Trava Zap. Apesar disso, alguns usuários ainda relataram alguns bugs.

O WABetaInfo informou que vai demorar para uma atualização que proteja definitivamente os usuários contra o problema pelo fato de existirem combinações infinitas de caracteres especiais.

Como se proteger?

Confira algumas dicas para se proteger do Trava Zap:

  • Caso receba um texto suspeito, tente ver pela barra de notificações. Se realmente for um Trava Zap, tente abrir o aplicativo pelo computador e delete a mensagem com os caracteres especiais.
  • Acesse as configurações do app, vá até “Conta”, toque em “Privacidade” e, na aba “Grupos”, selecione a opção “Meus contatos” ou “Meus contatos, exceto…” e indique os contatos que não poderão te adicionar aos grupos de mensagens onde estão os Trava Zap.
  • Faça o backup da mensagens do aplicativo. Caso receba o Trava Zap no celular e precise desinstalar o aplicativo, não perderá as conversas.

*Com informações de TechTudo.