O dia em que o Correio do Povo previu o fim do mundo

Previsão de temperatura absurda tem causado confusão entre os leitores do OCP | Foto Reprodução

Por: Elissandro Sutil

15/08/2018 - 11:08 - Atualizada em: 15/08/2018 - 11:37

Já de cara, vamos deixar claro que essa publicação se trata de uma brincadeira causada por um mal entendido que virou praticamente uma “fake news” aqui na região.

Tem circulado pelos grupos de WhatsApp dos jaraguaenses a imagem inusitada de uma previsão do tempo mais inusitada ainda supostamente feita pelo jornal O Correio do Povo, nosso querido OCP.

Dá uma espiada:

Segundo a publicação, a temperatura em determinada quarta-feira poderia chegar aos 174 ºC. Com tanto calor, é de se esperar que ninguém sobreviveria. Ou seja, seria o fim do mundo.

O caso é claramente um erro de digitação. A temperatura mais alta já registrada na terra (nos períodos mais recentes da história) é de 56,7 ºC, bem abaixo do número anunciado no jornal.

Um “o” que faz diferença

A imagem é real e o jornal também, porém, ela não tem nada a ver com o O Correio do Povo de Jaraguá do Sul e sim com o Correio do Povo, do Rio Grande do Sul.

A confusão é causada porque os nomes dos dois veículos são iguais, com a diferença do artigo definido “o”.

Enquanto o OCP atende por “O Correio do Povo”, o jornal gaúcho é somente “Correio do Povo”.

Caso esclarecido

Agora que o mal entendido foi desfeito, vale frisar que erros acontecem e os jornais estão sujeitos a eles. Porém, é da ética jornalistica reconhecer estes lapsos.

Mesmo que a falha tivesse sido publicada pelo OCP, o veículo não tardaria em comunicar e ratificar a informação.

Então, fica a dica para o pessoal quando o assunto são as fake news: vale conferir as informações, antes de compartilhar elas por aí.

Quer receber as notícias no WhatsApp?