O centenário Jack Mudry, de Winnipeg, no Canadá, é um exemplo de amor e determinação. Aos 100 anos, ele percorre cinco quarteirões todos os dias, mesmo com o auxílio de um andador e enfrentando neve ou mau tempo, para visitar sua esposa Stella, internada em uma casa de repouso devido a problemas de saúde.
“Peço a Deus que me ajude com meus movimentos, com meu caminhar, porque eu ando para lá e para cá”, afirma Jack, que mantém sua rotina para matar a saudade do amor da sua vida.
A história de Jack e Stella começou em 1947, em uma viagem de Winnipeg para Sandy Lake.
“Stella se virou e me beijou”, recorda Jack.
Três anos depois, os dois oficializaram o casamento, dando início a uma vida conjugal marcada por companheirismo e dedicação.
Apesar da separação física imposta pela internação de Stella, Jack continua ao lado dela emocionalmente. Ele mora próximo à casa de repouso, o que permite que o casal mantenha o vínculo.
Segundo a filha do casal, Alexandra Todd, a ausência é sentida por ambos.
“Meu pai sente muita falta da minha mãe, e ela também sente falta dele”, diz.
Mesmo com as dificuldades impostas pela idade, Jack não desiste.
“Quando eu decido, apenas me visto e vou”, afirma. “Não ligo para o que os outros dizem.”
Para Alexandra, as visitas diárias têm um impacto positivo na saúde do pai.
“Acho que isso fez bem para ele”, comenta.