Dica de especialista: 4 maneiras de iniciar sua reeducação alimentar

Healthy nutrition

Por: Luiz Carlos Prates

01/02/2016 - 08:02 - Atualizada em: 01/02/2016 - 12:28

#INFORMEPUBLICITÁRIO

O ano ainda nem engatou direito e você já percebeu que abandonou suas metas para 2016? Inclusive aquela sobre cuidar mais da sua saúde e alimentação? Pra te ajudar, o pessoal da NutriCare Clínica de Nutrição separou algumas dicas preciosas que vão te auxiliar a cumprir suas metas, ou te incentivar a continuar no processo caso você já tenha começado. Confira:

Organização e planejamento:

Conforme a nutricionista Tatiana Fischer, esse é um dos passos mais importantes para quem busca uma mudança de hábitos.

Avançar para um novo estilo de vida requer um planejamento prévio, desde organizar a geladeira com os alimentos necessários, até planejar novos horários de refeições, consumo hídrico e atividade física. “Em muitos casos a vontade e a determinação para mudar existem, mas a falta de planejamento pode levar a pessoa ao erro”, explica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

E não pense que isso irá mudar completamente sua rotina ou ocupará muito tempo do seu dia, hábitos simples como agendar um dia da semana para a compra de frutas e verduras pode garantir que você sempre tenha vegetais frescos à disposição.

Além disso, fixar uma listinha na geladeira para anotar os alimentos que forem acabando pode evitar que você esqueça de adquiri-los na próxima compra. Para facilitar nossa organização, hoje em dia existem vários aplicativos na internet que nos ajudam a lembrar de realizar os lanches na hora certa e consumir água, por exemplo.

Evitar situações de “risco”:

Tatiana reforça que o início de uma reeducação alimentar é um momento crítico, em que o paladar ainda “pede” alimentos não tão saudáveis presentes nos hábitos antigos. Portanto, uma boa maneira de evitar deslizes é manter-se longe desses alimentos “ruins”. “Não leve para casa o que não faz bem para o seu corpo. A mudança já começa no supermercado. Leve para casa apenas alimentos saudáveis, mantendo-se longe de produtos ruins e perto do que faz bem”, afirma.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A nutricionista dá mais uma dica: “quando for ao supermercado, lembre-se de não ir com fome e sempre fazer uma lista de compras prévia, comprando apenas o que você anotou na lista”.

Além disso, ela explica que você pode realizar algumas trocas que podem saciar a vontade do paladar de forma saudável:

  •  No lugar do sorvete comum, você pode congelar bananas maduras e batê-las no liquidificador ou processador com um pouquinho de água, transformando-as em um sorvete delicioso e super natural!
  •  A pipoca de panela é uma dica de um petisco um pouco mais saudável do que salgadinhos. Prepare com óleo de coco ou um pouco de azeite de oliva e pouco sal.
  •  Para quem é chocólatra, os chocolates de alto teor de cacau também podem ser uma boa opção, mas com moderação!

Experimentar alimentos novos:

Muitas pessoas acreditam que reeducação alimentar é sinônimo de restrição alimentar, o que torna a mudança muito mais difícil, monótona e não tão saudável. Reeducar não é apenas “cortar” alguns alimentos do seu dia a dia, nem tão somente reduzir a quantidade do que já consome.

Tão importante quanto evitar alimentos nocivos é consumir os nutrientes que farão seu corpo trabalhar de forma eficaz e, para isso, uma alimentação variada se torna essencial.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tatiana garante que ao experimentar e incorporar novos alimentos à sua rotina, você se deparará com um novo mundo de sabores, tornando suas refeições muito mais interessantes e gostosas, facilitando o processo de mudança e a manutenção de hábitos saudáveis. “Uma boa dica é separar ao menos uma refeição por semana para experimentar um alimento que não conhece ou para preparar uma receita nova”, explica.

No dia a dia, pense em manter uma alimentação bem variada e colorida, preferindo alimentos de verdade, como frutas, verduras, cereais e leguminosas e evitando alimentos muito processados e industrializados, lembrando sempre de seguir a orientação do seu nutricionista.

Transformar a mudança em hábito:

O início da reeducação alimentar é o período mais crítico, pois o corpo ainda está adaptando-se a mudança. É um momento em que precisamos raciocinar muito bem sobre cada escolha, pois ainda não se formou uma nova rotina e a vontade de sucumbir aos velhos hábitos ainda está forte.

Segundo Tatiana, erros nessa fase inicial podem desestimular algumas pessoas, fazendo com que se vejam presas ao comportamento antigo. Sendo assim, manter uma “rigidez” um pouco maior nas primeiras semanas fará com que seu corpo entenda que esse é seu novo hábito, incorporando as mudanças a uma rotina, tornando mais fácil a manutenção do novo comportamento.

Programa Vida Leve também pode te ajudar

O programa Vida Leve foi desenvolvido pelos nutricionistas funcionais Tatiana Fischer e Lindolfo Rudnick Jr e é uma alternativa pra você que está buscando hábitos alimentares mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.

O programa oferece um suporte completo e sob medida para a sua reeducação alimentar, facilitando o emagrecimento e o alcance dos seus objetivos. A reeducação é supernatural, baseando-se nos conceitos da nutrição funcional e nos alimentos que podem auxiliar na perda de peso e na promoção da saúde.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como funciona?

O formato de atendimento do programa Vida Leve inova ao oferecer ao cliente consultas semanais com o nutricionista, aumentando a adesão ao tratamento e favorecendo uma maior compreensão dos ensinamentos nutricionais.

Além do contato semanal com o profissional, o pacote do programa também inclui exames de bioimpedância, que vai auxiliar na análise da composição corporal, identificando a quantidade de gordura e de massa magra que compõem o organismo. O exame torna o diagnóstico mais preciso e facilita o estabelecimento de metas reais.

Confira o serviços inclusos no pacote:

– Acompanhamento semanal com nutricionista funcional;
– Plano alimentar e adequação nutricional;
– Tratamento individualizado e receitas exclusivas;
– Exame de bioimpedância para análise de composição corporal (determinação de gordura, massa magra, hidratação corporal e gasto calórico).

E aí, que tal colocar a meta em prática? 😉

A NutriCare Clínica de Nutrição está localizada na Rua João Marcatto, 260, sala 305, no Centro de Jaraguá do Sul.
O telefone para contato é 3055-0969 ou a acesse a página no Facebook clicando aqui.