Novo RG tem QR Code e dados de até 12 documentos incluídos

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

18/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 18/07/2019 - 15:19

O novo modelo de RG começou a ser emitido nesta semana em oito estados brasileiros e está repleto de novidades.

A identidade agora conta com um QR Code para comprovar a autenticidade das informações e permite incluir dados de até 12 documentos.

O RG já permitia colocar informações como número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS, PIS ou PASEP.

Com o novo modelo, o documento pode incorporar dados da carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, identidade profissional, certificação militar, cartão do SUS, entre outros.

A inclusão dessas informações só é possível mediante apresentação dos documentos originais para comprovação. No caso de tipo sanguíneo, por exemplo, exames médicos e carteiras de doação de sangue com essa informação costumam ser aceitos.

Para atestar a autenticidade do documento, o novo modelo de RG traz um QR Code, além de outros elementos de segurança, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.

Veja como é o novo modelo

Frente e verso do novo RG | Foto Divulgação

Quando chega em Santa Catarina?

Este ainda não é o Documento Nacional de Identidade, proposta que unifica os RGs com dados semelhantes em todo país e está em fase de testes.

Por enquanto, apenas o Distrito Federal e mais oito estados estão emitindo o novo modelo de documento. São eles: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. A ideia, porém, é fazer todo o Brasil emitir o documento até março de 2020.

A nova versão do RG tem como base o decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. Os custos (quando for o caso) e os procedimentos para emissão são definidos pelo órgão de identificação de cada estado.

O novo documento está começando a ser emitido a quem precisa renovar ou retirar uma primeira via. Contudo, a versão antiga ainda continua valendo.

Outra novidade é que agora é possível emitir o RG em formato menor, chamado de cartão. Ele conta com dimensões de 85,6 x 54 milímetros e chip para leitura por aproximação.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger