Um mercado natalino aos moldes europeus é uma das novidades que o novo “Natal em Pomerode” apresentará em 2025. Moradores da cidade e visitantes vão mergulhar num ambiente de cultura, arte, gastronomia e produtos locais, onde as tradições da cidade serão protagonistas. Pela primeira vez, prefeitura e entidades vão organizar os eventos natalinos em parceria.
Um dos principais destinos turísticos do interior de Santa Catarina, a “Nossa Pequena Alemanha” vai incrementar a programação do período de festas, que é considerado alta temporada. Os festejos de Natal começarão no dia 26 de novembro e vão se estender até o dia 4 de janeiro. Até 2024, os eventos terminavam pouco antes do Natal.
“Vamos fazer uma festa de Natal autêntica, com as tradições de Pomerode em destaque, aquilo que pode ser vivenciado aqui. Será um Natal como o nosso destino merece” projeta o presidente da AVIP Ivan Rudolfo Koch.
O projeto do mercado de Natal prevê a ocupação da área externa do Centro Cultural de Pomerode, onde ocorre a Osterfest, além de alguns dos espaços internos disponíveis no complexo. Dali os eventos vão se espalhar pela cidade, inclusive pelos bairros.
Estão previstos um espetáculo de abertura, o tradicional desfile de lanternas pelo Centro da cidade, iluminação e decoração inéditas, além de uma extensa programação de atividades e espetáculos culturais.
“Estamos felizes por unir forças com a sociedade civil e a inciativa privada para ampliarmos e aprimorarmos o evento. O Natal é de todos, e queremos que assim seja na prática também. Com tantas forças importantes reunidas, tenho certeza de que o pomerodense vai se orgulhar e o turista vai se encantar” comemora o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Goede.
Estarão envolvidos na organização, além do poder público municipal, entidades como Associação Visite Pomerode, Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as rotas Do Enxaimel, Do Imigrante e Raízes Germânicas, além de clubes, associações e entidades beneficentes.