Novidade: WhatsApp Beta ganha recursos parecidos com o Snapchat; Saiba como usar

Por: Elissandro Sutil

12/09/2016 - 10:09 - Atualizada em: 12/09/2016 - 12:38

A versão beta do WhatsApp recebeu uma atualização com recursos bem parecidos com os do Snapchat. Agora, é possível usar flash na câmera frontal, adicionar stickers às fotos tiradas pelo aplicativo e dar zoom com uma mão só enquanto estiver gravando vídeos. As novidades apareceram na versão 2.16.263 do mensageiro, disponível na semana passada.

Vale ressaltar que os novos recursos só aparecem quando você usa a câmera do mensageiro (localizada na parte de baixo, à direita). Se você clicar no ícone de “Anexo” e, depois, em “Câmera”, as funcionalidades não estarão disponíveis.

O “flash” da câmera frontal funciona com a própria tela do celular, no estilo do virtual flash, ou seja, no momento de tirar a foto, a tela fica branca para iluminar o objeto fotografado. O novo recurso é útil para fazer selfies em ambientes mais escuros. Para utilizar, abra a câmera do aplicativo e ative o flash da câmera frontal (ícone de raio).

Câmera frontal do WhatsApp agora tem flash (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Câmera frontal do WhatsApp agora tem flash (Foto: Reprodução/Aline Batista)

A outra novidade que chegou na atualização promete deixar suas conversas mais divertidas com o uso de stickers nas fotos tiradas pelo app. Para adicionar um sticker a sua foto, basta fotografar e, antes de enviar, tocar no ícone com uma carinha feliz. Várias opções de adesivos vão aparecer, role para baixo para ver todos e toque nos que você quiser, para inseri-los na imagem. Para redimensionar, é só tocar no desenho e fazer um movimento de pinça com os dedos. Assim, as figurinhas ficarão maior ou menor.

stickers

(Foto: Aline Batista/Techtudo)

Além de uma grande variedades de adesivos que podem ser usados nas fotos, é possível escrever um texto ou desenhar de forma manuscrita. Se você quiser adicionar um texto, basta tocar na letra “T” e digitar. Você pode mudar de cor na barra lateral. Também é possível redimensionar os textos fazendo movimento de pinça. Já para fazer desenhos à mão na foto, é só tocar no ícone de lápis. Essa função também permite alterar a cor.

Outra opção de edição de imagem dentro da câmera do próprio aplicativo é a possibilidade de cortar a foto antes de enviá-la. Para isso, toque no segundo ícone da esquerda para a direita (uma espécie de quadrado), corte a imagem como quiser e dê “Ok”.

cortar

(Foto: Aline Batista/Techtudo)

Se quiser descartar alguma figurinha ou desenho, arraste para o ícone de lixeira, no canto superior esquerdo. Para desfazer alguma ação enquanto ainda edita a foto, toque na seta ao lado do ícone de recortar.

Além de todas essas novidades, o WhatsApp adicionou um recurso que facilita o zoom na hora de gravar vídeos. A função zoom com uma mão só permite que o usuário aproxime o vídeo enquanto estiver gravando. Vale lembrar que para gravar um vídeo, é necessário ficar pressionando o obturador. Sendo assim, para aplicar o zoom é só arrastar o dedo na tela para cima ou para baixo, aproximando e afastando a imagem.

video

(Foto: Aline Batista/Techtudo)

Os três novos recursos do WhatsApp já existem no Snapchat e mostram um esforço do Facebook, empresa dona do mensageiro, em se aproximar da rede social concorrente. Um outro exemplo foi o Stories do Instagram, que apaga os posts após 24 horas, adicionado recentemente ao app.

Por enquanto, as novidades só são para usuários do WhatsApp Beta, disponível para celulares Android. Se você quiser ter acesso às novidades antes de chegar a versão oficial, veja neste tutorial como baixar o WhatsApp Beta. Para usuários de iPhone (iOS) e Windows Phone, os novos recursos devem chegar em breve.

Fonte: TechTudo
Foto de capa: Divulgação