Nova trilha de ciclismo vai conectar 8 países da Europa

Já pensou em viajar por 8 países da Europa de bike? Organizadores de uma rede de ciclismo querem proporcionar essa experiência aos turistas e estão trabalhando em uma rota específica para garantir momentos únicos e cheio de adrenalina para quem quiser curtir o trajeto.

Estamos falando da Trans Dinarica, uma nova rota de ciclismo que cruza fronteiras, no momento conecta a Eslovênia, Croáciae Bósnia e Herzegovina.

Com início no Vale do Soča, na Eslovênia, perto da Itália, o caminho segue para o sul, para a costa adriática da Croácia, antes de virar para o leste e terminar em Sarajevo, capital da Bósnia.

Contudo a meta final da rota, como os organizadores da rede de ciclismo logo mencionam, é atravessar todos os oito países dos Balcãs Ocidentais e, por fim, incluir Montenegro, Albânia, Kosovo, Sérvia e Macedônia.

Em uma combinação de superfícies, que incluem trilhas de ciclismo de faixa única, cascalhos e trechos de asfalto, o percurso destaca a ampla paleta de cenários da região: cumes de montanhas acima do nível do mar; passagens por montanhas; lagos e rios alpinos; cidades no coração dos Alpes Dináricos (que dá nome à rede) e cordilheiras vizinhas.

Dividida em partes iguais de aventura e cultura, a Trans Dinarica proporciona uma visão rara desse canto da região sudeste da Europa, que ainda possui autenticidade genuína enraizada na tradição de receber hóspedes com comida, vinho e histórias da região.

A ideia da Trans Dinarica surgiu em 2016, quando três operadoras de turismo se juntaram para criar um corredor entre os Balcãs Ocidentais que, com frequência, são esquecidos pelos turistas.

A missão era combinar um ótimo ciclismo (com ênfase em mountain bike) com a riqueza da experiência de velho mundo da região.

Com isso, a rede também aborda desafios de infraestrutura e acessibilidade, enquanto ajuda a incentivar negócios locais sustentáveis e familiares.

Inspirada na trilha de caminhada Via Dinarica, que fica paralela à rota de ciclismo e abrange cerca de 1931 quilômetros desses mesmos oito países, a Trans Dinarica possibilita aos visitantes percorrer, pela primeira vez, patrimônios da Unesco, vilarejos e parques nacionais.

Fonte: National Geographic 

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp?

Clique aqui!