Nova opção de lazer em Blumenau: Parque das Itoupavas abre ao público na próxima semana

Foto Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

09/04/2021 - 18:04 - Atualizada em: 10/04/2021 - 13:50

A população de Blumenau terá uma nova opção de lazer ao ar livre a partir da próxima segunda-feira (12), com a abertura do Parque Alcântaro Corrêa, popularmente chamado como Parque das Itoupavas. A estrutura de mais de 14 mil metros quadrados funcionará diariamente, das 5h às 22h.

Similar ao Parque Ramiro Ruediger, o espaço conta com gramados para piquenique, jardins, pet place, quadra de esportes multiuso, cancha de bocha, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, pista para bicicleta, quadra de vôlei de areia e basquete.

Neste momento, contudo, em virtude dos decretos estaduais de combate à pandemia de Covid-19, o Parque das Itoupavas ficará aberto apenas para a prática esportiva, não sendo permitida a permanência no local para lazer. A utilização de máscara e a garantia do distanciamento social também serão exigidas.

 

“Sabemos o quanto o Parque das Itoupavas é aguardado pela comunidade e estamos felizes em saber que o novo espaço será entregue, com a qualidade que a cidade merece. Várias adequações foram feitas ao longo dos últimos meses à estrutura, que foi idealizada e projetada há muitos anos pelo arquiteto Egon Belz. Com certeza uma conquista para a comunidade da região Norte de Blumenau”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

 

O Parque Alcântaro Corrêa pode ser acessado por vários meios de transporte. Com veículos, as pessoas poderão chegar pela BR-470. Já pedestres e ciclistas podem utilizar as calçadas e ciclofaixas da rua 1º de Janeiro. Também é possível se dirigir ao local com o transporte coletivo, por meio da linha 111 – Santa Clara/Fidélis.

O investimento total na construção foi de aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos municipais e estaduais.

Espaço para BMX e Skate

Nas proximidades do parque será construída uma área voltada para esportes radicais, com pista de BMX e skate. A estrutura terá condições para receber campeonatos oficiais nessas modalidades. Também contará com tenda multiuso e área de estacionamento. Uma via de acesso exclusiva foi projetada para este novo espaço.