Menino autista de 9 anos é aprovado para engenharia de software

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

31/08/2024 - 14:08

Miguel Rosa Santos, um prodígio de apenas 9 anos, acumula mais de 60 prêmios e medalhas em reconhecimento às suas impressionantes habilidades. Com um diagnóstico de autismo e altas habilidades, ele foi aprovado para o curso de Engenharia de Software na Unioeste, em Presidente Prudente, São Paulo.

Apesar de estar no 4º ano do Ensino Fundamental, Miguel vai além da educação formal. Ele é membro da Mensa, a sociedade para pessoas com alto QI, e da Infinity International Society (IIS), destacando-se por sua inteligência extraordinária e habilidades notáveis.

Apaixonado por números, cálculos e ciência, Miguel participou de pesquisas importantes, incluindo a descoberta de 200 exoplanetas. Ele também visitou a Unioeste, onde pretende estudar, e impressionou os professores com seu conhecimento avançado e entusiasmo.

Desde cedo, os pais de Miguel notaram comportamentos atípicos e, após vários exames, ele foi diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA). No entanto, exames adicionais revelaram que ele possui altas habilidades, anteriormente conhecidas como superdotação.

Sob acompanhamento profissional, Miguel é estimulado de maneira a levar uma vida normal, mantendo seu hiperfoco nas ciências e nos números. Sua paixão pela pesquisa científica o levou a visitar os laboratórios da Unioeste, incluindo o Laboratório de Modelagem Computacional de Consequências, onde são simulados impactos ambientais de acidentes nucleares e radiológicos.

Durante sua visita, Miguel também se encontrou com professores da universidade para obter informações sobre o Programa de Pós-graduação. No entanto, devido à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que exige a conclusão do ensino médio para ingressar no ensino superior, Miguel ainda não poderá começar o curso de Engenharia de Software.

*Com informações do site “Só notícia boa”

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).