Os próximos filmes e séries originais da Netflix que tem classificação etária para menores de 14 anos vão deixar de ter personagens fumando, ou representações relacionadas ao tabagismo.

Os conteúdos da plataforma de streaming também vão deixar de mostrar cigarros eletrônicos em projetos mais orientados para adultos, exceto quando for essencial a visão critica do artista ou característica que define o personagem.

A empresa reconhece que quando esse tipo de cena é assistida pelos jovens, tem uma forte influência sobre eles e que fumar é prejudicial para a saúde. A plataforma também promete deixar mais clara a classificação de idade nos filmes e séries.

 

 

Essas medidas são provavelmente uma resposta ao estudo de um grupo antitabagismo chamado “Truth Initiative”, que afirma que a segunda temporada de Stranger Things tinha 262 representações do tabagismo, contra 182 da primeira.

Pode ser coincidência, ou não, mas o anúncio foi realizado praticamente com a estreia da terceira temporada da série.

O grupo também analisou outras séries originais da Netflix, como The Unbreakable Kimmy Schmidt, que aumentou de 9 para 292 representações do tabagismo entre a segunda e terceira temporadas, e Orange is the new Black, que saltou de 45 para 233 representações entre a quarta e quinta temporadas.

Fonte: Olhar Digital

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger