O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O objetivo desta medida é gerar economia de energia, já que os dias são mais longos durante o verão e a primavera, por conta da luz solar.

O horário de verão vigora até o dia 17 de fevereiro. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

Um novo adiamento chegou a ser cogitado por conta das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece no domingo, mas a data acabou sendo mantida.

-

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!