Não perca o prazo: campanha de multivacinação termina nesta sexta-feira

Por: Elissandro Sutil

27/09/2016 - 12:09 - Atualizada em: 28/09/2016 - 10:55

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 já entrou na reta final. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para avaliar e atualizar o esquema vacinal, têm até a próxima sexta-feira (30) para procurar um posto de saúde com sala de vacinação.

Lembrando que o público alvo da campanha são crianças até cinco anos de idade e meninas entre 9 e 15 anos. De acordo com a gerente de imunização da Saúde, Ana Cristina Kneipp, é importante que esses grupos compareçam para verificar se existe alguma dose faltando e atualizar a carteirinha de saúde. “Percebemos que o grupo de menor adesão é o dos adolescentes. É muito importante que eles busquem atualizar os esquemas, principalmente o reforço de tétano e as meninas a imunização contra o HPV”, explica.

Estão sendo disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras. Para isso, o Ministério da Saúde enviou aos estados 19,2 milhões de unidades extras de 14 vacinas.

Os adultos que comparecerem também poderão checar se estão em dia com a vacinação, como por exemplo, hepatite, tétano, triviral e rubéola. Quem não estiver na cidade onde reside, poderá procurar um posto de saúde mais próximo.