Não deu praia? Confira 5 opções de lazer em Floripa para o fim de semana nublado

Mercado Público necessita de melhorias | Foto: Site foursquare.com

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 26/04/2024 - 13:16

A previsão da meteorologia para este final de semana em Florianópolis definitivamente não é um convite à praia. Céu nublado, com o friozinho predominante – temperaturas entre 22°C e 26°C – a saída é curtir outros atrativos da Ilha de Santa Catarina, longe da areia e do mar. Do Centro Histórico ao Ribeirão da llha, passando pela Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa, são várias opções de lazer na Capital catarinense. O OCP destacou 5 delas para você aproveitar o findi de outra forma. Curte ai!

Centro Histórico

Palácio Cruz e Sousa | Foto: visitefloripa.com.br

Uma opção clássica. O centro de Floripa está passando por revitalizações e está cada vez mais convidativo. Neste sábado, na região do Centro Leste (Rua João Pinto e entorno) acontece a Feira Viva Cidade, com várias barraquinhas atraentes. Tem ainda passeios como Catedral Metropolitana, Museu de Florianópolis e o Palácio Cruz e Souza, todos em volta da Praça XV. Ao lado, Largo da Alfândega e o imperdível Mercado Público. Opções para drinks, cervejinha gelada ou mesmo um bom suco é o que não faltam.

Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha | Foto: Amazonas e Mais

Maior produtor de ostras da cidade, o distrito no Sul da Ilha remete àquelas cidades do interior paradas no tempo. O casario de colonização açoriana encanta e as diversas opções de restaurantes são convites para relaxar e aproveitar o lindo visual. Nos fins de semana, o local é muito procurado e exige um pouco de paciência até encontrar uma mesa. Mas para acalmar a alma, a Igreja da Lapa é outro ponto de atração de turistas, ideal para passar o tempo.

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa | Foto: Tripadvisor

O distrito localizado entre Centro e as praias do Norte da ilha é parada obrigatória. As casinhas açorianas pintadas em cores fortes, o calçamento de pedra são convites ao prazer. Na pracinha sempre rola uma feirinha com boas opções de compra Nos fins de semana fica difícil conseguir um lugar nos deques à beira-mar, mas vale a tentativa. Ainda por cima tem uma boa vista panorâmica da Ponte Hercílio Luz bem ao fundo. Vale ainda uma chegada a Sambaqui, bairro ao lado, igualmente fascinante.

Parque da Luz e Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz | Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom

Passeio ideal na região do centro da Capital, o principal cartão postal da Ilha fica fechado aos carros e aberto para pedestres nos fins de semana. Inaugurada em 1926, a maior ponte pênsil brasileira, com 821 metros, ficou quase três décadas interditada, mas foi revitalizada e entregue à população em dezembro de 2019. Impossível ir até lá e não atravessar sua estrutura remodelada. O Parque da Luz, contíguo à ponte, antes um lugar abandonado, agora vive cheio. Feirinhas e barzinhos são convites imperdíveis no local.

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição | Foto: destinoflorianopolis

Apesar de já ter passado por melhores fases, a Lagoa da Conceição ocupa um lugar especial na Ilha. Muita coisa acontece por ali. No chamado centrinho, há lojas, bares e restaurantes. Entre o centrinho e a Praia Mole, a Avenida das Rendeiras é famosa por ter ainda algumas poucas lojas de artesanato em renda e restaurantes que servem sequência de camarão.

A avenida passou por uma longa reforma, a calçada ganhou pavimento novo, foi criada uma ciclovia, mas prepare-se para enfrentar engarrafamentos nos finais de semana.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.